quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ganhar ou perder


Não se preocupe com o que ganhas ou perde. A seqüência dos trabalhos é plantar e colher. Quando trabalhas mais, colhes mais. Se não te encontras bem contigo mesmo, plante menos, mas plante. Quando estás nos teus momentos difíceis redobres teus esforços mas não deixes jamais de fazer por merecer. Ore e vigie. Assim terá sempre algo a colher nas tuas andanças. Ninguém consegue bons resultados na Seara por todos os dias. Há que se saber entender serenamente este fluxo de possibilidades. Não és uma máquina que repete sempre a mesma coisa por todo o tempo. És um ser que navegas no orbe de tuas imperfeições e, como navegante, enfrentas as marés altas e baixas. O bom trabalhador percebe esta variação de ânimo e traça a média de expectativas dentro de um padrão sereno de ponderar a situação. Faça um esforço por conquistar a serenidade e conseguirás assim ver o sol brilhar após cada maré baixa. Com a companhia espiritual carregas o alento da cumplicidade em sintonia com o bem. Jesus não te esquece jamais.

E assim, vamos somar nossas forças e abraçar com o coração essa vontade de ajudar o próximo. Esperamos todos que a união de nossos esforços possa vir a resgatar mais trabalhadores que se alinhem nas fileiras do exército da salvação, sempre amparados por Jesus, nosso senhor de luz e farol da nossa vida.            F.L.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Caridade e a Doutrina


Tudo é caridade quando se dispõe de um tempo para ajudar aos outros, independente do que se faça.   Ajudar significa dar atenção e abrir mão de seu próprio tempo. É sempre nobre tarefar em prol dos outros. Esperamos que as pessoas se mantenham em seus propósitos de fazer a caridade com fidelidade à Doutrina do Amor.
Em relação ao Espiritismo, são poucos hoje em dia que primam pela Doutrina e pela caridade em simultâneo. As pessoas acabam sendo envolvidas com as minúcias do servir sem dar atenção ao balizamento correto da Doutrina de Kardec. Sabemos que os trabalhos devem ser feitos sem burocracia e sem perfeccionismo, mas a Casa Espírita não é só isso. Se tomarmos a tarefa da assistência Social como o tronco de atividades da casa, então estaremos desperdiçando uma série de outras atividades que apóiam o crescimento espiritual dos irmãos que estão do outro lado da corda. Pensar no alívio material é importante, mas também o é a dedicação ao aprendizado que fomentará o esclarecimento. Tenham a atenção que a humanidade tem fome não só do alimento material, mas também do espiritual. O crescimento se dá em amplo sentido; desde o prato de sopa ao despertamento da luz no coração bem como o exercício do raciocínio mental.
Queridos amigos, tenham êxito em vossa empreitada. Saibam que estamos vos acompanhando em grande grupo. Não se esqueçam jamais de que somos uma família de forte organização, nós aqui neste plano e vós encarnados no orbe. Se por vosso lado experimentam as dificuldades do caminhar na penumbra da matéria, nós vos inspiramos com nossa melhor percepção do horizonte crístico.        F.L.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Caminhando seguramente

Encare a tua vida como uma passagem sobre o Orbe; não tens de fazer raízes aí, tens apenas de levar uma vida decente e proveitosa, guardando com zêlo este corpo que te foi agraciado para singrar os mares da experiência terrena. As oportunidades de crescer aparecem juntamente com as de se degradar. Queremos que entenda que, todas as oportunidades devem ser bem observadas e analisadas com o senso evangélico. No momento das decisões, estás colocando as pedras que suportarão os teus próximos passos. É quando aprendemos a decidir corretamente, conforme a vontade do Cristo, que passamos a evoluir seguramente. Não deve entender que precisamos passar indiferentes por aqueles que não se encontram no nosso mesmo patamar de evolução. Urge a necessidade de procurar erguer a todos sem distinção. Mas a postura de envolvimento é diferente, o amor é diferente.
Amigo, não nos interprete mal, mas tens de estar com teus olhos bem abertos para todas as portas que se abrem à tua frente. Às vezes podemos nos enganar com as aparências e cairmos em situações que venhamos a nos arrepender. Seja coerente consigo mesmo e para com os outros. Faça aquilo que nos pede o Cristo Jesus; leve contigo a lição da boa moral. Aprendendendo a caminhar de forma segura, terás mais condições de servir aos irmãos que pleiteiam tua ajuda.                                                          F.L.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Relacionamentos II


Prezado amigo, como sabes, a trajetória de ascensão não é fácil. O que nos garante mais assertividade em nossas escolhas é o tanto que estamos imbuídos em ajudar aos outros. Isso é uma questão de justiça. Deus, que é todo bondade, jamais desampara quem leva o coração carregado de boas intenções e boas atitudes. Mantenhas-te alinhado no bem e esteja sempre atento aos desvios infrutíferos; estes podem pôr um trabalho importante a perder. As decisões a serem tomadas, são sempre auxiliadas pelos benfeitores que acompanham o Homem de Bem.
Em relação às pessoas do teu convívio, esteja desperto e não te deixe enganar pelas aparências. O que deve ser analisado é o propósito delas, o interesse que têm em estarem próximas a ti. Se fizeres uma analise criteriosa verás que não é difícil decidir teu rumo.
Amigo, conforme vais percebendo, as oportunidades surgem. Corresponda com todo teu amor e dedicação para possibilitar sempre a proximidade de nossos companheiros de trabalho.
      Jesus está com todos que avançam na seara divina.               F.L.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Relacionamentos


Esperamos que não almejes a perfeição nas pessoas, sem mesmo ter autoridade moral para exigir isso de quem quer que seja. Não espere encontrar a companhia perfeita. Não foque os detalhes. Avalie a tendência em linhas gerais e verá que tens ou terá ao teu lado, uma boa companhia.
Aí no orbe, é espaço para reajustes. O burilamento do diamante, para transformá-lo em pedra preciosa, deve ser continuamente lixado e esfregado. Não queiras sair incólume, sem dor, de um processo de transformação do teu interior. Isso não existe, caro amigo.
Não deves jamais ser leviano, contudo, deves estar inserido no contexto social e relacionar-se. Pessoas com defeitos podem crescer juntas e completarem-se a caminho da auto-realização. Os semelhantes se atraem e os antagônicos se complementam...
Dê um voto de confiança aos que demonstram boa índole ou então que nada provam do contrário. Dê tempo ao tempo e tenha paciência para com todos.                  F.L.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Verdadeira orientação.


Prezado amigo, o caminho do aprendizado de amor tem suas dificuldades, mas também suas recompensas. Colherás sempre o que vens plantando no trabalho de amor ao próximo. Quando rogas à Jesus para ser um trabalhador, ser alguém que possa levar adiante a mensagem da Boa Nova, Ele atende teu pedido. Te abre as portas para levar a palavra aos irmãos sedentos de esclarecimento. Tenhas sempre fé e confiança porque tua responsabilidade aumentará gradativamente conforme fores te empenhando no trabalho. Estude e pratique a caridade. As perspectivas de ampliar teus compromissos serão notórias e vindouras, levarás a palavra do Mestre e o teu exemplo de envolvimento, para os pontos de congregação de nossos irmãos que buscam a orientação e esclarecimento. Jesus cuida deste projeto junto de seus mensageiros e dá a oportunidade de trabalho para quantos pedem. Retribua esta dádiva com o teu envolvimento sincero, sempre com o propósito legítimo de difundir o Bem através da caridade. Entenderás gradativamente que esta é a verdadeira orientação da tua vida. Meu amigo, os bálsamos divinos caem para aqueles que trabalham dignamente na obra de amor do nosso divino mestre. Tenha a certeza de que, enquanto fizeres o Bem, sempre estarás amparado pelos nossos companheiros espirituais. Seja humilde, honesto, confiante e trabalhador. O resto virá por conseqüência.       F.L.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Recaídas

O trabalhador pode se dedicar com amor e paixão aos trabalhos de caridade e colaborar dignamente nas instituições por onde passa. Entretanto, deve redobrar a postura que tem consigo mesmo. Deve aprofundar o entendimento da prática do orar e vigiar, e é este mesmo o caminho por onde deve redobrar os seus esforços.
A mente empreende novos campos de aprendizado e ganha, ao mesmo tempo, asas para se apaixonar e vincular-se ainda mais à matéria. Quem já padeceu na vida, deve lembrar-se que a iniciação no trabalho da Seara de Jesus começa sempre devido a uma lastimosa situação íntima a que se chega a criatura. É devido ao sofrimento e descontentamento íntimo que resolve voltar a sua atenção aos irmãos de caminhada pelo planeta. No momento que se adquire melhor situação, começa a vislumbrar vínculos mais estreitos com coisas que já havia antes se desapegado.
É esta a nossa preocupação, caro amigo. Não faça o desvio que te falamos acima, não torne a assumir posições que antes te desconcertavam. Trilhe o caminho que resolveste seguir quando deste uma oportunidade ao reto pensar e reto agir.
Continue dando-nos a passagem para acompanhar teu desenvolvimento. Entenda que quando estiveres no bom caminho, naquele que Jesus nos ensinou em seu Evangelho, aí terá características que possibilitam a presença de forma mais estreita para os irmãos imbuídos em ajudar a melhorar a humanidade. Entretanto, quando te estreitas com a matéria, acontece o inverso; detém a passagem destes e dá oportunidades aos mau intencionados.

Portanto, a batalha está dentro de ti mesmo. Fortaleça teus propósitos e solidifique a tua dedicação em fazer o bem. Somente assim encontrará a paz que tanto almejas.
                                         (pelo espírito Jésus Gonçalves)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Amparo

Quando quiseres, aqui estaremos a te inspirar; e podes ter a certeza deste intercâmbio, basta querer efetivamente conquistar a melhoria íntima e trabalhar para isso. Também te favoreceremos quando pedires mais contato através da sintonia do pensamento no Bem. Principalmente quando especulares novas frentes de trabalho ou em situações que te levem a orientar os irmãos do caminho. No entanto, deves sempre guardar coerência no teu empenho em melhorar-te, bem como nas atitudes desempenhadas dentro de nobres propósitos.
Este trabalho deve ser só teu e tens de saber que a humanidade está nivelada. Cada indivíduo carrega seu conteúdo íntimo em consonância com estágio evolutivo do planeta. Portanto, caro amigo, tens tu de fazer a triagem de teus pensamentos afim de se coadunarem com tuas atitudes. Não seremos nós a te ditar o caminho, mas te dizemos que o amparo é inevitável quando trilhares a senda do Bem. Saibas que atrais conforme teu capital. É a lei da afinidade divina a trazer-nos o que merecemos.               F.L.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sensações

Não te preocupes tanto com as sensações. Sensação de solidão, sensação de sexualidade, sensação de abandono, etc. O que podemos te dizer é que pelas nossas perspectivas, isso é secundário para a elaboração da obra do Cristo. O trabalho de melhoria íntima nos incita a administrar de forma correta estes sentimentos e pensamentos. Não queremos te orientar a fazer algo que te faça retroceder, pois o envolvimento amoroso deve sempre ser sutil. O sentimento a prevalecer deve ser o amor de maneira desprendida e sem possessão. Também desaconselhamos a permissividade da banalização do ato sexual. Amiúde, o apetite é muito voltado para com o tato e as sensações que vêm do clímax, o que percebemos comum à quase totalidade dos encarnados. Entretanto, os bons sentimentos devem ser preservados intactos. Evite o abuso e a rotina do ato sexual. Passe a sentir a pessoa de convivência como um ser espiritual. Atribua o respeito como protocolo básico da relação, e, quando a concordância da intimidade não ocorre, então devem ser respeitados os limites mútuos.                  F.L.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Trabalho e apego

Deves seguir a lei dos homens assim como busca seguir a de Deus. Como tu sabes, as organizações que geram emprego vêem seus recursos esvaírem-se quando os colaboradores não atendem a contento. Empregam recursos para gerar um resultado e o mesmo não surte. As empresas contam com o envolvimento por parte do colaborador e isso não acontece.
Deves te envolver com as tuas atividades terrenas relacionadas com o teu ganho de sustento de forma a te garantir a manutenção adequada com as tuas necessidades diárias e as de longo prazo. Sabes que Deus te ampara assim como a todos que sinceramente buscam a melhoria íntima por intermédio da vivência em Cristo. Entretanto no mundo de hoje, as necessidades são diferentes das que ocorriam no passado. Portanto, há necessidade de se adequar os padrões de hoje de forma a garantir teu teto, vestuário, deslocações e alimentação. Orientamos-te também que esta busca não seja exagerada porque sensível é a linha de divisão entre o necessário e o supérfluo, bem como a diferença entre viver para ter e ter para viver. Nesta questão encontraremos a lição do desapego. Desenvolva a arte de viver sem depender-se psicologicamente das coisas que não completam o espírito do ser. Seja sempre coerente com as verdadeiras necessidades.   F.L.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Atenção e proteção

Deves estar atento à tudo que ocorre à tua volta. Quanto mais avanças, mais “arapucas” encontrarás. Somente com um propósito concreto e uma prática constante de orar e vigiar é que conseguirás manter-te incólume no trajeto da reforma. Como sabes, as linhas do mal são ferrenhas tentadoras ao bom samaritano. E todas as possibilidades de desviar do bom caminho o neófito, são experimentadas pelos amigos do alheio. Tenhas cautela e não te empolgues em demasia com facilidades inesperadas. Seja consciente no bem e busque o padrão moral impecável para que tenhas a certeza do bom acompanhamento dos amigos benfeitores. Estamos contigo quando afiniza-te na perseverança e prezamos tua bravura em seguir direto ao rumo do amor. O Cristo te espera para dar-te a recompensa do trabalho bem realizado. Seja responsável, caridoso e estude. Tenha sempre a sintonia de pensamento nas lições do Mestre Jesus em Seu Evangelho de amor, que é um verdadeiro manual de prática do amor e assim terás sempre proteção e amparo das nossas fileiras.       F.L.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dificuldade interior

Caro amigo, cuide de seu padrão vibratório.
O ambiente profissional por onde estagias pode reservar minúcias invisíveis que desconheçes. Também em teu caminho, nos trabalhos de dedicação a seguir o Cristo, encontrarás vários obstáculos, por vezes entre teus próprios colegas de doutrina. No entanto, nada se compara com os que te defrontarás no teu próprio íntimo. É no interior de tuas fibras que se escondem os répteis da controvérsia. É de dentro de tuas entranhas que deverá resgatar a imperfeição que barra teu avanço. E este é o labor em que viemos a te acompanhar. Aprender a visualizar estes inconvenientes te ajudará a estirpá-los. A caminhada é tortuosa devido a isso. Tens um mundo imperfeito à tua frente e estas imperfeições sintonizam-se ainda com as tuas, que, estando guardadas em níveis mais íntimos, acabam por se aflorarem inesperadamente.
O trabalho de reforma íntima contempla estas nuances. És colocado em situações onde fica exposto aos problemas. Nestes momentos ore e continue perseverante. As orientações não bastam para concluíres vitorioso o avanço de tua própria melhoria, deves despender muito esforço para que isto se consolide em teu viver. Redobre o esforço e permaneças alerta.
Quando oras, abre um canal de contato com a espiritualidade; estamos sempre por perto, mas deves ter tua parcela de trabalho, afinal, este processo de melhoria íntima, e também de melhoria do mundo, necessita de esforço de todos. Caminhar juntos é caminhar combinando esforços.


As virtudes do espírito são equivalentes às do amor. Desenvolver o amor é praticar a caridade, e, em relação à caridade, já falamos muito não é mesmo?
  F. L.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vale a pena ler até o fim

É difícil caro amigo, mudar a vida de uma hora para outra. As pessoas têm raízes que se misturam dentro da personalidade e apenas com o sofrimento e a dor é que acabam por se desembaraçar e fazer o homem curvar-se ao Pai. As tramas são frutos de suas próprias escolhas que afetam os próximos passos. A cada dia os ladrilhos da vida se renovam, e estes acabam formando um desenho condizente com as formas mentais a traduzir as próprias convicções. Mudar o resultado do panorama significa mudar as próprias convicções, as propostas de vida. E isso, caro amigo, apenas com extrema dificuldade na vida é que conseguimos. Apenas com a dor extrema é obtemos um ponto específico que nos põe frente a frente com a possibilidade de mudança. É o ponto exato para pararmos, analisarmos nossa conduta e avaliarmos nossas atitudes. Saiba, sem dúvida nenhuma que frutos são reflexos. São o resultado da semeadura. Se estiveres colhendo amarguras é porque estás plantando a semente errada.
Quando teu orgulho se fere por não “dar conta” do resultado imprevisto, te aprofundas ainda mais na idéia de que te bastas para resolver por ti mesmo os problemas da tua vida. E assim eles se renovam, decorrem de tua vaidade de saber lidar com tudo que te é colocado à frente como desafio... Mal sabes que isto tudo é pura artimanha da ilusão a te dar raízes ao apego. Este apego que te prende ao chão dos engodos, faz-te cativo dos interesses sensoriais remanescentes da paixão descontrolada e das vitórias sobre as necessidades artificiais que teus irmãos enganosos te vendem como ingresso para a felicidade...
Caro irmão, se já te deu conta da necessidade de amar, se consideras o corpo da doutrina que te ampara como algo verdadeiro e certo, passa então a seguir verdadeiramente este caminho dentro de ti. Derrube velhos argumentos que te são tão sólidos. Desmonte as artimanhas que te prendem ao sabor do conforto e do que te dá prazer além do necessário. Valide as lições do Evangelho como verdadeiras. Teu Pai criou teu espírito para peregrinar por toda criação, desde o mineral até além da angelitude. Sabes muito bem disso!! Sabes também que a vida se desenvolve e se aperfeiçoa por aprendizados dentro dos reinos onde estagias. Neste exato momento, tens conhecimento da vinda do messias querido que presenteou-nos com a maior lição do universo, que é a lei do amor! Sabes também que deixou continuação do aprendizado que é o Espiritismo! E ainda te digo que, se refletires de forma sincera, verá que não podes e nem deves permanecer indefinidamente neste ponto do teu estágio evolutivo. Afirmar-me-á que avanças. Não negarei, pois as tartarugas também avançam. Querido irmão, já tens inteligência suficiente para andar a passos mais largos.
Quando estás andando de charrete, toda visão se detalha ao pormenor, mas quando viajas num carro em uma auto-estrada, a tua visão se projeta ao longe. Já não contemplas o pormenor das gramíneas. Vislumbra sim os vales e as montanhas com perfeito entendimento dos estágios por onde passas, pois em outras ocasiões, já tiveste a oportunidade de andar de charrete, tua vida não se resume apenas a esta existência.
Tua vida também deve ser assim. A reforma íntima deve andar mais rápida e deves remover as pragas que te atrasam. Mediante a boa observação a consciência desperta. Refinar o senso dá vantagem para teu discernimento. O entendimento de ti mesmo forma base para alterar tuas propostas e assim modificar os ladrilhos mais adiante.
Confie amigo querido. Aposte no poder que tens de mudar os teus próximos frutos. Aprenda a colocar mão nas oportunidades que realmente te fazem progredir enquanto homem pensante e criador do seu próprio ritmo e destino. Lembre-se que dores são sinais de pane! Sofrimento é resultado de más escolhas. Modifique as bases de teu entendimento. Alinhe tua vontade com a vontade do Pai. Deixe Ele mostrar-te o caminho, não queira competir com Sua magnificência, és criatura livre dentro do teu livre arbítrio, mas deves ter a consciência de que teu Pai é maior que tu mesmo. Ele te criou e pede que aceite as verdades por ele versadas na literatura do amor, no livro da Boa Nova sobre os tratados da Boa Moral.

Como menciona o capítulo oitavo do Evangelho, Bem aventurados aqueles que têm puro o coração, no versículo 3, “... A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade e exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho...”

Não te demores, portanto, em redemoinhos, pois eles sempre te puxam para baixo. Nade com grande esforço para vencer as correntes danosas dos teus próprios pensamentos. Teu destino é brilhar na luz do reino de amor, só cabe a ti mesmo saber quando queres ingressar lá.

Que a paz de Jesus esteja convosco,                 Fernando de Lacerda

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Magistério crístico

A Casa Espírita é valiosa para atrair os sedentos de conhecimento e trabalhadores que multiplicarão a Boa Nova do Cristo. Este projeto, já amadurecido, a cada dia ganha vida e faz a profecia do Cristo de levar o Espiritismo para a humanidade se espalhar. É claro que a casa Espírita não ostenta a grandeza da missão toda, mas traduz-se como uma das suas contas, a generosa contribuição. Os irmãos presentes nos grupos, unem-se e levam adiante o trabalho em equipe. Muitos são os beneficiados com esta iniciativa.
Amigo, prepara-te também; porque o teu papel será de fundamental importância. Estás amparado pela própria espiritualidade, estude e multiplique teu conhecimento, tens uma tarefa nobre e de grande responsabilidade.
Por este motivo, estude sempre. Prepara-te para a nobre tarefa de conduzir o rebanho das ovelhas de Jesus. Vamos todos trabalhar juntos. Com o Evangelho na mão e a Boa Nova nos lábios, Jesus, nosso mestre querido vai iluminar a caminhada de todos nós. Ele conduz cada trabalhador sincero no Bem. Ele nos dá a trilha do caminho que leva ao Pai. Confiemos nas mensagens que Ele deixou no Evangelho e multipliquemos a sua obra.
 F.L.







quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Orar e Vigiar (2)

A melhoria do canal de comunicação e a melhor preparação de sua bagagem moral favorecem a sintonia e a intermediação da espiritualidade na face da Terra.
Orar e Vigiar favorece a mediunidade, se tivermos como conceito de mediunidade a intermediação de comunicação entre os seres dos planos físico e espiritual.
Vigiar, como prática de se estar sempre atento à nossa casa mental e emocional, bem como nosso comportamento de reação ao meio e às pessoas (que são nossas atitudes), proporciona-nos uma forma de vermos de forma imparcial o que somos. A utilização desta prática constantemente (vigiar) faz sentirmo-nos espíritos a observar o representante no ambiente físico, ou seja, o nosso próprio eu material. Desta maneira forçamos o desprendimento e desapegamo-nos de nossos defeitos, gerando assim uma maior facilidade de auto transformação. A rogativa ao Pai, buscando a eliminação de nossos defeitos, advinda desta constatação desapegada, é mais eficaz e duradoura. Não caindo novamente nos mesmos erros, fortaleceremos nosso cabedal moral retro-alimentando a sintonia e a intermediação mediúnica. Eis aí amigos, o apostolado. Um apostolado vindo da prática da ferramenta “Orar e Vigiar”.         F.L.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Orar e Vigiar (1)

Caro amigo, esta postura de ter atenção e sintonia faz o homem desenvolver a sua mediunidade. Esteja certo quanto a isso. No momento em que te dedicas à prece constrói em torno de ti um ambiente onde espíritos amigos compartilham o espaço. Entretanto, este processo é mais complexo do que a primeira vista possa parecer. A sintonia com o mais alto é feita através do pensamento. E este pensamento pode estar no próprio Pai, em Jesus ou mesmo em algum espírito que habita camadas mais altas do Orbe terreno. Quando se procura a sintonia com o Pai ou estes seres mais próximos, está se iniciando um intercâmbio de pensamentos e sentimentos. O sucesso ou o fracasso do intercâmbio é ditado pela semelhança das emissões e recepções, ou seja, consegue-se melhores resultados neste intercâmbio quanto mais parecida for a qualidade de comunhão de idéias e sentimentos entre quem roga e quem atende. Este é o protocolo de comunicação. Outra variável a ser considerada é a construção moral do ser que busca a estrada do bem. Nossos amigos comunicantes exercem sua ajuda de forma melhor quanto mais puro for o receptáculo onde for chegar a mensagem. O homem que desenvolve um padrão de moral apurado, através de seus pensamentos, sentimentos e atitudes, conquista para si uma melhor base de entendimento e consegue com isso aproveitar melhor as informações que chegam até ele.       F.L.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Egoismo (2)

Amigos, precisamos através do esforço dedicado e contínuo, levar aos irmãos a mensagem de Jesus. Esta vossa iniciativa de iniciar a cada dia uma renovação nos atos de fé, é de fundamental importância. Tenham em mente que sempre haverá uma palavra a se dizer, sempre haverá um abraço amigo, a se dar uma palavra de incentivo a estimular o irmão acabrunhado. Falando em palavras amigas, informam amiúde o necessário a quem procura desesperadamente um sinal de amparo. Enfim, os trabalhos são muitos, e muitos são os que precisam e buscam a orientação para as suas vidas. Deixai de lado o egoismo e dai de graça o que de graça receberam, reúnam estes presentes do pai celestial oferecendo o ministério do Evangelho.

Estejam conscientes de que estamos vos soprando esta iniciativa. Não estão sozinhos, andamos convosco a cada passo que dão em direção ao bem. Sejais nossos portadores da atitude de amor que o Cristo incitou. Vós tendes o conhecimento, vocês estudaram e continuam estudando a doutrina esclarecedora da Seara bendita. Vós tendes todas as ferramentas nas mãos e tendes o veículo de manifestação para que isto aconteça, o vosso corpo.           F.L.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Egoismo (1)

Com o surgimento do egoísmo, iniciou-se o desequilíbrio do progresso humano na Terra.
É sabido que a natureza não dá saltos e nem realiza milagres. Tudo que acontece na criação divina é sob a vontade Dele, de Deus. Apenas modifica-se o tempo e a demora em avançar-se na realização íntima do ser. O desejo do criador é que a sua obra, e mais especificamente a sua criatura se realizem no saber e na consciência do bem.
Ora, as vontades são sempre respeitadas mas se não houver um desenvolvimento equilibrado entre razão e sentimento, haverá a demora ou propriamente o desvio do caminho do crescimento. O egoísmo vem patrocinar este desvio. Quando o ser procura a satisfação única e exclusiva de suas vontades e faz descaso das necessidades alheias, então ele está desequilibrando o meio onde está inserido. É bom saber que o homem interage com seu semelhante tanto por iniciativas físicas como por através do seu pensamento. Sua forma de pensar é de fundamental importância para a construção da harmonia no orbe e fora dele. As vibrações emanadas pela mente humana podem alcançar distâncias imensuráveis, afetando positiva ou negativamente quem quer que seja e onde quer que esteja. (continua)           F.L.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A sintonia e o caminho

A prece regular e o pensamento nos amigos do plano espititual, são fundamentais para harmonizar-se intimamente. Estamos, portanto, presentes a todo instante quando o coração trabalha no Bem: a sintonia se estabelece.

Os momentos difíceis vividos na vida de qualquer pessoa passam. As coisas voltam todas ao seu lugar. Há que se ter em mente que a harmonia deve imperar. Não se preocupe se não triunfas todos os dias, o mais importante é seguir adiante no caminho já estabelecido que é o de fazer a vontade do nosso Mestre Jesus. Ele sabe muito bem o que é melhor para todos nós e tudo o que ele nos ensinou é para o nosso bem. Todos sabemos que muito ainda nos falta para entender o contexto todo da obra divina, e porisso devemos confiar na luz que emana do mestre. Saibamos nos conter em nossos limites, e ao mesmo tempo tenhamos o ímpeto de nos melhorarmos. A melhora é aprender amar e fazer a caridade para quem necessita, ou seja, para todos sem excessão.

Exercite a serenidade e tenha confiança em Jesus.        F.L.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caminhos da Casa Espírita

Não vemos problemas nas mudanças da forma de trabalho na Casa Espírita. Porém vemos sim na quebra de equilíbrio dos trabalhos que já andam em sintonia consolidada ao longo dos tempos. Quem já tem entendimento, e aprendeu a alinhar os propósitos da casa com a Doutrina, seguindo as orientações lavradas no Bem, não encontrará dificuldades em saber o quanto interfere uma mudança de rotina daquilo que já está formatado com bons resultados.
Todos os espíritos, tanto os que fazem parte das legiões de assistência quanto os que são beneficiados com os trabalhos, já se habituaram ao modo, horário e tratamento no envolvimento nas tarefas destes dias reservados. Para as mudanças é sempre dificultoso alterar esta seqüência. Os menos esclarecidos sofrem mais do que aqueles que já reúnem cabedal bastante de conhecimento. Portanto, as mudanças quando significativas, causam transtornos indevidos por vezes inevitáveis.
Apesar disso, tudo no universo é dinâmico e nós também acompanhamos este movimento.  

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Adolescência

Meu amigo, tu sabes das dificuldades que cada pessoa passa. Deves entender os adolescentes. São infantes, com bons dotes de conhecimento, desenvolverão muito bem as suas faculdades. Também sabes por experiência própria que a infância, quando vai chegando ao fim, aborda novos comportamentos de entendimentos diferentes. A adolescência vem trazer a novidade, e isto já é mais do que suficiente para ter o equilíbrio afetado. As crianças são muitos dadas ao carinho dos que estão próximos. Buscam no afeto de contato, a satisfação de suas deficiências. A benevolência deve estar sempre bem perto do adolescente para lhe dar apoio. Isso sim é importante, o apoio dos pais e o carinho da compreensão. Cada indivíduo manifesta qualidades diferentes. E se fores pensar bem, já conheces muito bem o que é mais importante na vida, ou seja, aprender a amar e ensinar a amar. Buscar Deus acima de qualquer coisa e dedicar-se à caridade. Portanto caro amigo, não te abales, mantém-te firme e oriente-o sempre que tiveres oportunidade. Ele merece.           F.L.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Orientações Espirituais

Todo estudante espírita sabe que nós, espíritos trabalhadores do Bem, não podemos interferir no livre arbítrio dos confrades encarnados, entretanto não nos furtamos de dar orientações. É lógico que esta cautela não nos é imposta, mas sim por sinal de respeito às Leis Naturais divinas. A individualidade, de quem quer que seja, não pode sofrer constrangimento por conta de quem quer ver o amor triunfar, por isso, aguardamos ansiosos por focos de luz que brotam aqui e ali. E quando estes fachos luminosos se projetam, corremos logo para dar sustentação de modo a inspirar e intuir, sempre propiciando ambiente de acordo com o trabalho de desenvolvimento do amor na face da Terra.

As iniciativas dentro da obra de caridade e do trabalho em prol do equilíbrio do irmão desamparado, sempre receberão toda a nossa aprovação. Tenham a certeza que faremos o possível para iluminar o caminho do trabalhador sincero. Não vos daremos determinações específicas porque confiamos em vosso bom senso, apenas desejaremos que o Evangelho oriente os vossos impulsos. Esta sintonia deve sempre ser mantida pela fé, esperança, caridade e perseverança.                       F.L.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Humildade.

Todos os homens que se esforçam para buscar a paz serão recompensados, e a comunhão de pensamentos em torno do Mestre fortalece nossos laços.
Todos nós sabemos que nada há de mais importante que aprender a amar, afinal, foi o que Cristo veio nos trazer como lição de vida. Entretanto é verdadeiro dizer também que a humildade faz parte da base da pirâmide de nossas virtudes. É com ela que abrimos nossos ouvidos.
É com ela que sabemos o tamanho exato da nossa língua. E é através dela, também que, nos sintonizamos com o mais alto. Deus Pai de bondade nos ampara na mesma proporção que damos de importância aos que nos cercam, somos todos filhos de Deus, não é?

PS. O banner acima e os links em algumas palavras dos textos, estou tratando de retirar. Infelizmente há irmãozinhos pobres de espírito que procuram prejudicar o trabalho alheio. Que Deus possa abençoá-los.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Intercâmbio espriritual

Amigo, para todo o homem que busca o amor de forma sincera, abre-se uma brecha no espaço que apenas os desencarnados a vêem, exceto médiuns clarividentes.
Os espíritos de luz, e também aqueles que buscam a luz com esforço incessante a percebem e a tomam como uma fonte de contato com o orbe. Esta faixa de luz faz a sintonia com os encarnados e os provém de intercâmbio seguro. É um sistema de comunicação entre os planos para os homens de boa vontade.
Desta maneira, irmãos mais avançados podem muito bem se manifestar pela vontade e pelo chamamento sincero de encarnados que labutam significativamente na Seara do Mestre Jesus.
Se reconheces o caminho do aperfeiçoamento moral e aprendizado do amor como sendo a forma de melhorares a situação espiritual, ingressa então na reforma íntima e segue confiante para te envolveres mais com a plêiade de amigos do Bem.       F.L.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Seguindo o mestre


Estude, ore e vigie. Faça caridade e procure sempre a melhoria íntima através da formação de uma moral inquestionável.
Eis o roteiro de uma existência proveitosa. Siga os passos do mestre, reflita e trate de agir de acordo com os seus ensinamentos. Verá que tem sempre ajuda e amparo.
As dificuldades são inerentes do processo de reforma íntima. É mais do que importante saber conviver e resignar-se com estes ciclos onde, ora teu ânimo está equilibrado, ora está em baixa. A serenidade é uma ferramenta indispensável para suportares as dores com equilíbrio.
Tenha confiança e fé no Cristo e decida sempre pelo certo, pelo Bem.         F.L.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Controle da situação


Acautele-se com o teu ânimo. Não te deixes influir pelos fatos que te escapam ao controle. Com as coisas que não podemos interferir, não vale a pena submeter os sentimentos. Sabe-se que o equilíbrio está comprometido da mesma forma que o homem também está. Entretanto, o maior trabalho que podes fazer no momento é instruir-te, como já o vens fazendo e, praticar a caridade.
Percebe-se a preocupação com relação a eficácia das tuas ações de caridade, mas como já te disse antes, tens de ter paciência e ir andando conforme teu entendimento. As expectativas surgem e amadurecem; depois as oportunidades aparecem através de portas, que devem ser abordadas. Trabalhe este ciclo e verás que as coisas acontecem quando menos esperas.           F.L.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ajuda mútua

A espiritualidade agradeçe a todos os encarnados que se prezam em ajudar nas tarefas de caridade, seja no amparo social ou então por intermediar nossas manifestações. Lembrem-se, somos uma grande família e precisamos uns dos outros. O que fazemos também vocês fariam.
Quem segue pela trilha do bem se entrelaça em atividades complementares. É com a ajuda mútua que nos completamos. Aproveitamos a troca de experiências e nutrimo-nos com os exemplos de amigos mais adiantados.
Tenham fé amigos da Seara, a caminhada se alterna entre ajudandes e ajudados a trocarem experiências eternamente. Nesta via de duas mãos todos se beneficiam e cresçem juntos, guardando sempre no coração a alegria da missão cumprida.
Que Deus nos ampare sempre, na ordem natural da vida criada.               F.L.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bom senso


Meu amigo, não tome decisões representadas nas emoções parciais, são paixões mal administradas despontando como um corcel indomável. Teu coração deve sempre andar junto com a tua mente, desta forma, refina o sentimento em consonância com os requisitos do Pai. É assim que passará a tomar as decisões corretas. Faça do bom senso a plataforma dos teus rumos.
Quando te dedicas ao trabalho da auto reforma, encontra sempre dificuldades para te manteres no caminho correto, pois muitas são as facilidades de voltares aos erros e enganos. Não te permitas ser manipulado por caprichos que já não te dizem respeito, ou pelo menos não te satisfazem mais. 
Nosso mestre Jesus disponibiliza os recursos e alternativas para todos os que estão com o coração em processo de organização e purificação. Ele trás, na hora certa, o que precisas, apenas confie e trabalhe. Da dor surge o aprendizado, basta confiar e seguir trabalhando.    F.L.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Um por todos


Embora tenhamos a sensação de pouco fazer ou não fazer tudo o que deveria ser feito, temos dado já o passo inicial, e isso é importante. Lembra-te que uma forma de fazer a caridade, talvez a principal, porque depois desta vem as outras, é orar e vigiar. E se vens fazendo isto de forma sistemática então já andas a caminho de tua regeneração. No entanto, sempre temos que multiplicar esforços para nos superar, não é mesmo? A caridade representa o amor e expressa-se por uma coleção de atitudes em prol do próximo.
Saibas também que a vida não dá saltos, e tudo que quisermos colher deverá ser antes plantado. Este é o sistema que obedece às leis divinas. É a forma como Deus nos expõe ao nosso avanço íntimo que, com o passar do tempo, se torna coletivo. Iniciar a reforma por si não é egoísmo. Pensar em si como um ser que se quer melhorar é preparar também o caminho da reforma coletiva. Veja que o coletivo significa a reunião de individualidades, e, se formos melhores faremos então uma coletividade melhor.        F.L.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Oscilações de ânimo

Com o passar do tempo acabas te acostumando com as particularidades das variações de ânimo. Não te atenhas ao que sente nos momentos difíceis. Estes instantâneos são máscaras que te escondem o aspecto geral, precisas ter a sensibilidade de não tomar o pequeno trecho por toda a extensão da gama de sentimentos.
É difícil compreender isto quando se está enfardado na carne; mas com orientações que recebes e as leituras com as quais te esclarece, conseguirás um farol para te orientares. São pontos de confirmação do caminho regenerador.

Meu amigo, estes sinais te abalizam o progresso.
O esclarecimento e o trabalho regenerador são facilidades que te proporcionam sintonia com o mundo maior, há que valorizá-las. São poucos os que conseguem um amparo tão próximo, são apenas aqueles que se abnegam ao caminho do Bem. Quando orares e vigiar, habilitar-te-á a este amparo divino, encontrarás a serenidade para manter-te inabalável nas oscilações de ânimo.      F.L. 

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A caridade

É lógico que as nossas melhoras íntimas advindas de nosso esforço, trazem a iniciativa de fazer a caridade para com os outros. Afinal, amigo, estarás removendo os caracteres de tuas paixões para dar lugar ao amor. E é este amor que fará a caridade.
Tenhas confiança no nosso Mestre Jesus e verás que a vida fluirá conforme desejas.
Seja sempre sincero com teus propósitos e faça os esforços necessários para que a semente germine e cresça dentro dos liames da Seara.
Esta é a proposta do Cristo. Orar e Vigiar constantemente. A serenidade vem automaticamente.     F.L.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Trabalhar as virtudes

As virtudes de nossa alma são pérolas de alívio para o sofrimento presente. O desenvolvimento do amor é o desenvolvimento das virtudes latentes e esquecidas. Trabalhar é realizar o amor em nossa alma. Somente com o amor estaremos levando a mensagem de nosso mestre aos irmãos do caminho.
Estudar é a outra parte do trabalho. A grande tarefa do Cristo é seguir Seus preceitos despretensiosamente. Mudar a vida é iluminar-se. As regras são mostradas no Evangelho de amor. É um manancial de dicas para o neófito trilhar.
Conforme vais desenvolvendo estas verdades dentro de ti, irá realizando a tarefa como Jesus pediu.
Tenhas atenção ao teu irmão que sofre. Faça uma prece para aqueles que estão doentes, escute um desabafo, não censures um irmão bem intencionado, mesmo que ele tenha seus defeitos. Afinal, ele está dando tudo que tem de melhor. Aí procede a indulgência. É o amor em manifestação .       F.L.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A sinceridade

Tudo que se compartilha volta em dobro. Entretanto, não realizes com interesse, e sim apenas como caridade, a doação sincera que fazes aos que te rodeiam.

Ponha à prova os teus sentimentos. Questione as tuas necessidades. Verifique a veracidade de teus conceitos em relação às tuas necessidades para contigo mesmo. Relacione os benefícios que a busca pela matéria te proporciona e depois compare-a com o que te pede o Cristo. Verás que haverão diferenças e são estas diferenças que deverás trabalhar para não sucumbir em mais uma oportunidade de vida que diariamente agradeces ao criador. A sinceridade deve andar alinhada à humildade. E estas duas características alinhadas, forram o caminho de conquistas das virtudes. Tenha confiança no Mestre e obterás a força de levar adiante uma vida correta e sem “atalhos”.      F.L.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mais sinais

É imprescindível associar as coisas que vos servem de ajuda no desenvolvimento. As mensagens que vos enviamos, os livros que lêem, as conversas edificantes, as reuniões de estudo, o grupo de trabalho na Seara divina, as intuições e inspirações das quais sois beneficiados etc., todos estes recursos são importantes para vosso desenvolvimento enquanto encarnados. E são estes os sinais que por vezes falo. Servem de parâmetro para o aprendizado e deveis tirar proveito. Todos são válidos para vos fortificar enquanto individualidade. Percebais que através destes argumentos construirão a melhoria íntima e avanços no caminho de amor do nosso Mestre Jesus. 
Não vos coloqueis em posição de dependência dos caprichos passionais. As paixões, como já tendes estudado, são elementos de descarte, e no lugar delas, fortalecei-vos com a inteligência e realização do amor no íntimo de vosso ser. Trata-se da construção das virtudes do espírito. Todavia, deveis saber que sobre vossos ombros recai uma responsabilidade dobrada. É por intermédio da luz que se desfazem as sombras. O caminho iluminado deve servir de orientação para tantos outros que seguem ao vosso lado, e estes, devem ter ajuda de um irmão assim como vós tendes os sinais colocados no caminho por outros irmãos que vos auxiliam. Jesus deixou este trabalho para que todos se iluminem, e espera que cada um cumpra com sua obrigação. É verdade, trata-se de uma obrigação. Apesar de se ter o livre arbítrio, quando se optou por amar e ser caridoso, escolhestes a proposta se doar de forma incondicional, ou seja, por caridade. Faz-se por amor e não por obrigação.     F.L.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mensagens de incentivo


Com confiança as portas abrir-se-ão para ti, é só ter paciência e serenidade combinadas com humildade. Aos poucos alcançarás melhores resultados para teu auto-conhecimento através da prática do orar e vigiar.

Aqui, as mensagens que postamos, tenha sempre em mente, são para te incentivar a continuidade no caminho do amor. Estás no rumo certo e não deves temer nada que venha a fazer, desde que mantenhas este alinhamento com a vontade de Jesus. Ele é nosso mestre e orientador, o médico de nossas almas.          F.L.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Estudar


Prezados amigos, os trabalhos realizados na Seara divina são sempre compensatórios. Os estudos em torno de assuntos doutrinários são sempre excelentes, dá para se perceber os resultados nitidamente. Os companheiros que participam das reuniões de estudos, encarnados ou desencarnados, tiram bom proveito. Os assuntos da fé são fundamentais e a leitura do Evangelho é primordial.
Nós deste plano desejamos que estes trabalhos de estudo continuem sempre, com este mesmo afinco e fidelidade à Doutrina Espírita.
Trabalhe a tua paciência e reforce a tua dedicação em estudar a Doutrina. Reserve tempo para ler os livros da Codificação. Aos poucos vais consolidando a relação que tens com os irmãos desencarnados.
Tenhas calma, paciência e serenidade, continue indo de encontro ao amor e todas as suas derivações.     F.L.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O caminho da Fé


O caminho da fé raciocinada é o caminho acertado; procure fazer desta escolha a base da tua vida.
A matéria é característica de auxílio para a tua jornada. Ela não é a razão da tua existência. Pense bem. Já reúnes conhecimento bastante para saber que o importante da vida não é o que juntas aí no Orbe, e sim o que carregas contigo na alma, no espírito. Por isso, amigo, faça deste aviso um lembrete para teu dia a dia; isto te servirá de consolo.
É o fio da meada para uma vida missionária onde teu principal aprendizado é amar e ensinar a amar.
Que Jesus preencha os espaços das tuas dúvidas com amor.       F.L.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os requisitos


Tenhas constância em tua passagem na Terra. Sabes que estamos ao teu lado e que tens uma missão. A missão para ser levada a contento, carece seus próprios requisitos, e estes requisitos, por sua vez, te indicamos nas diversas situações do cotidiano.
Percebemos que estás conseguindo trabalhar, mas ainda assim, há momentos em que te encontras em dificuldades. Sabemos que não é fácil, mas tens de ser forte.
O cristão é um indivíduo que segue o Cristo. Seguir o Cristo é aceitar sua palavra e seu conselho. É trazer para a vida pessoal os conhecimentos revelados pelo divino mensageiro e transformar este aprendizado em atitudes. Somente com a atitude é que consagraremos as mudanças pleiteadas. Quando se escolhe para ser cristão, se faz de uma das duas maneiras; ou por conveniência impositiva da sociedade ou por livre arbítrio consciente. Na primeira opção, segue-se ou não a Seara de amor, é um cristão ao acaso e sem compromisso. Na segunda, tem-se um caminho raciocinado e conta-se com orientações específicas baseadas em uma razão que coaduna com os teus anseios, portanto, deves ser um cristão ativo na Seara do mestre. Neste caminho é onde encontrarás os sinais que falamos acima – os requisitos são as orientações do Cristo.       F.L.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Na amargura


Amigo, quando atravessares um charco de amarguras, mantém-te estável sem desespero. Faça a leitura diária de um trecho do Evangelho e encontrarás ali um alívio para estes momentos de instabilidade.
Para que teu ânimo seja melhorado, o que compõe as rogativas, as emoções devem ser observadas e entendidas como algo a ser reestruturado dentro de teu pensamento e coração. Estes resíduos do “homem velho” são desnecessários e até mesmo nocivos ao “homem novo”.
Como disse, tu esperas mudanças e tem assim, que te expor aos expurgos referentes a estas mudanças. Entretanto, enquanto não entenderes todo este processo de depuração íntima, através do encontro contigo mesmo, continuarás sendo este conjunto de virtudes maculadas por enganos a serem compreendidos. Faz parte do teu ser.
Viva para a mudança; urge lograr a vitória mesmo nesta encarnação.     F.L.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ansiedade


Querido amigo, tens de ter paciência. As coisas não acontecem tão rápidas como gostaria. Quando se palmilha a seara de amor seguindo os ensinamentos do Mestre Jesus, então os caminhos são de paz e harmonia. Se não as tem agora é porque os obstáculos estão sendo trabalhados. Entenda que eles se encontram dentro e fora de ti. Quando relaxares e esqueceres de procurar a serenidade, então pode ser que as coisas aconteçam. É de esperar. Lembra-te que a vida é curta na visão do Orbe e que tu és um espírito eterno, e os teus méritos, ninguém os tira de ti. Aí ou aqui, colherás os teus frutos, tenha visão larga dos panoramas. Confie no Mestre de amor. Jesus saberá levar o alívio na hora certa. Ele provê as provas quando mais necessitas. Tenha força e confie Nele.     F.L.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Conquista da Serenidade


A sofrível busca da serenidade. Todos passam por isso.
Todos estão trocando mercadorias, deixando para trás o histórico em erros e conquistando as virtudes que serão úteis ao espírito eterno.
No futuro próximo, para as tuas referências, tirarás bom proveito destes feitos realizados agora com o preço de sangue dos teus sacrifícios.
Jesus demonstrou isso no teatro representado em sua vinda à Terra. Se tirarmos nossas conclusões de forma acurada, veremos que passamos pelo mesmo processo. Basta ter paciência, e fé.
A receita é essa caro amigo.   F.L.