É difícil caro amigo, mudar a vida de uma hora para outra. As pessoas têm raízes que se misturam dentro da personalidade e apenas com o sofrimento e a dor é que acabam por se desembaraçar e fazer o homem curvar-se ao Pai. As tramas são frutos de suas próprias escolhas que afetam os próximos passos. A cada dia os ladrilhos da vida se renovam, e estes acabam formando um desenho condizente com as formas mentais a traduzir as próprias convicções. Mudar o resultado do panorama significa mudar as próprias convicções, as propostas de vida. E isso, caro amigo, apenas com extrema dificuldade na vida é que conseguimos. Apenas com a dor extrema é obtemos um ponto específico que nos põe frente a frente com a possibilidade de mudança. É o ponto exato para pararmos, analisarmos nossa conduta e avaliarmos nossas atitudes. Saiba, sem dúvida nenhuma que frutos são reflexos. São o resultado da semeadura. Se estiveres colhendo amarguras é porque estás plantando a semente errada.
Quando teu orgulho se fere por não “dar conta” do resultado imprevisto, te aprofundas ainda mais na idéia de que te bastas para resolver por ti mesmo os problemas da tua vida. E assim eles se renovam, decorrem de tua vaidade de saber lidar com tudo que te é colocado à frente como desafio... Mal sabes que isto tudo é pura artimanha da ilusão a te dar raízes ao apego. Este apego que te prende ao chão dos engodos, faz-te cativo dos interesses sensoriais remanescentes da paixão descontrolada e das vitórias sobre as necessidades artificiais que teus irmãos enganosos te vendem como ingresso para a felicidade...
Caro irmão, se já te deu conta da necessidade de amar, se consideras o corpo da doutrina que te ampara como algo verdadeiro e certo, passa então a seguir verdadeiramente este caminho dentro de ti. Derrube velhos argumentos que te são tão sólidos. Desmonte as artimanhas que te prendem ao sabor do conforto e do que te dá prazer além do necessário. Valide as lições do Evangelho como verdadeiras. Teu Pai criou teu espírito para peregrinar por toda criação, desde o mineral até além da angelitude. Sabes muito bem disso!! Sabes também que a vida se desenvolve e se aperfeiçoa por aprendizados dentro dos reinos onde estagias. Neste exato momento, tens conhecimento da vinda do messias querido que presenteou-nos com a maior lição do universo, que é a lei do amor! Sabes também que deixou continuação do aprendizado que é o Espiritismo! E ainda te digo que, se refletires de forma sincera, verá que não podes e nem deves permanecer indefinidamente neste ponto do teu estágio evolutivo. Afirmar-me-á que avanças. Não negarei, pois as tartarugas também avançam. Querido irmão, já tens inteligência suficiente para andar a passos mais largos.
Quando estás andando de charrete, toda visão se detalha ao pormenor, mas quando viajas num carro em uma auto-estrada, a tua visão se projeta ao longe. Já não contemplas o pormenor das gramíneas. Vislumbra sim os vales e as montanhas com perfeito entendimento dos estágios por onde passas, pois em outras ocasiões, já tiveste a oportunidade de andar de charrete, tua vida não se resume apenas a esta existência.
Tua vida também deve ser assim. A reforma íntima deve andar mais rápida e deves remover as pragas que te atrasam. Mediante a boa observação a consciência desperta. Refinar o senso dá vantagem para teu discernimento. O entendimento de ti mesmo forma base para alterar tuas propostas e assim modificar os ladrilhos mais adiante.
Confie amigo querido. Aposte no poder que tens de mudar os teus próximos frutos. Aprenda a colocar mão nas oportunidades que realmente te fazem progredir enquanto homem pensante e criador do seu próprio ritmo e destino. Lembre-se que dores são sinais de pane! Sofrimento é resultado de más escolhas. Modifique as bases de teu entendimento. Alinhe tua vontade com a vontade do Pai. Deixe Ele mostrar-te o caminho, não queira competir com Sua magnificência, és criatura livre dentro do teu livre arbítrio, mas deves ter a consciência de que teu Pai é maior que tu mesmo. Ele te criou e pede que aceite as verdades por ele versadas na literatura do amor, no livro da Boa Nova sobre os tratados da Boa Moral.
Como menciona o capítulo oitavo do Evangelho, Bem aventurados aqueles que têm puro o coração, no versículo 3, “... A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade e exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho...”
Não te demores, portanto, em redemoinhos, pois eles sempre te puxam para baixo. Nade com grande esforço para vencer as correntes danosas dos teus próprios pensamentos. Teu destino é brilhar na luz do reino de amor, só cabe a ti mesmo saber quando queres ingressar lá.
Que a paz de Jesus esteja convosco, Fernando de Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário