quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Quando não ouvimos nossa consciência


O sofrimento é a dor da alma. É a penalização que o espírito sofre por causa das escolhas erradas. Toda vez que deixamos de ouvir a voz da consciência, nós erramos. Perdemos a ligação com a lógica do Universo para dar ouvidos à nossa imaginação. Tentamos provar ao Universo que estamos certos, que apenas nós temos a verdade e que a voz da consciência está equivocada.
Esta má escolha nasceu no momento em que teve consciência de si mesmo e pensou ser único a entender o mundo. Tornou-se vaidoso e orgulhoso quando disse para sí mesmo que era auto-suficiente, que era inteligente e que tinha todas as condições de impor ao Universo a sua forma de ser. Mostrava ao mundo como era a forma de se manifestar. Como sabia se portar sem depender de ninguém, sem se subordinar a nada e a quem quer que seja.
O homem então se tornou deus, e Deus era a platéia do homem. Deus sendo representado pela voz da cosciência, foi relegado a coadjuvante da criatura. Assim, do meio de todo este emaranhado de caprichos e paixões nasce o egoísmo. Sendo auto-suficiente, o homem entendeu que era o senhor de tudo e de todos; de tudo porque ele podia decidir o destino de suas posses e de seu caminho, e de todos porque descobriu o poder de manipular o seu semelhante para o seu bel prazer, para adorarem-no.
Depois de criado e institucionalizado o ego, diversificaram e requintaram-se as suas manifestações decorrentes deste tronco equivocado. Seu comportamento cultivou a preguiça, vaidade, orgulho, gula, etc... Mais tarde passou a encontrar contraposição de suas idéias e seus domínios, originadas pela liberdade de seus semelhantes. Deparou com as suas fronteiras, constatou os domínios do seu semelhantes (outros deuses como ele), e planejou a disputa para ganhar supremacia. Não podiam haver mais deuses além dele. Veio então o arsenal das dispersões egoísticas como a cobiça, inveja, avareza, ira, cólera e tantas outras perniciosas que cada vez afundavam mais a voz do amor em seu coração.
Mas Deus na verdade, quando criou o homem, plantou de forma indelével em seu coração a semente do amor. Indestrutível, é o mapa que temos para retornar à casa do Pai, é a voz da consciência que nos dá o conselho do bom caminho. E é somente com o amor que o homem consegue completar seu ciclo imortal.
Então, cansado de guerrear e de se desgastar, o homem concluiu que o sofrimento lhe acompanhava, e que estava relacionado com as suas decisões e seu comportamento no erro. Precisava por um fim a isto porque também percebia a presença inquietante das suas falhas, em constante combate com a sua semente de amor original, sua voz da consciência. Era Deus tentando lhe levar ao arrependimento. Também lhes falavam e dirigiam preces, aqueles que lhes eram caros mas que já se haviam redimido. Firmavam-lhe compromisso pela união fraterna através de votos de bons sentimentos. Contribuiram com forças a lhe brotar em seu âmago regando-lhe a sementinha para resgatar sua expressão no bem. Porém, enredado que estava, sentia-se impotente para buscar aquela voz do bem que conhecera outrora.
Arrasado e impotente rende-se ao amor. Decide deixar de ser deus e, reconhecendo seus erros rogou perdão. Aceitou Jesus e quiz aprender a amar.
Quer agora levar aos outros irmãos a notícia do bom caminho para todos juntos trilharem a estrada do amor. Assim começou sua reforma íntima.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O caminho de volta


As principais manifestações de egoísmo são: A avareza, o orgulho, a vaidade, a ira, a cólera, a mesquinhez, a cobiça, a inveja e por aí adiante. Todas estas reações são sempre para privilegiar a sí próprio ou para prejudicar ao outros. O Egoismo embrutece o ser, dificulta o seu avanço evolutivo, prejudica os seus semelhantes e interfere na harmonia do ambiente.
Para iniciar a sua reforma íntima, o homem deve deixar este caráter para trás. Assim, sua mudança pode começar de duas formas. Através do amor que desperta pelos seus semelhantes ou pela dor do sofrimento excessivo, remanescente dos pesados compromissos de suas falhas. A forma mais generalizada é a segunda. Depois de desgastado o egoísmo, o ser experimenta uma saturação de sofrimento excessivo que o faz vergar. Arrepende-se e sente em seu âmago uma vontade de se redimir, passa a escutar a voz de sua consciência que nada mais é do que a sementinha do amor a germinar. Com sentimento de culpa ele então roga ao Pai perdão de forma sincera. É neste momento que inicia a cultura do amor em seu coração e, a partir daí, atrai bons espíritos amigos benfeitores. Agora ele passa a aceitar seus erros, percebe que se não for através dos seus valores e das suas virtudes, substituindo o egoísmo pela caridade jamais conseguirá trilhar o caminho da sua auto realização. Então ele continua sofrendo porém sereno. Está seguro que seus compromissos serão quitados com o trabalho no bem. Resigna-se e vê seu semelhante com amor e ajuda-o a seguir seus passos de redenção. Este é o início de sua reforma íntima.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A criatura egoista.


O egoísmo representa o conjunto de atitudes que nos trazem para nós mesmos, o centro do Universo. A incerteza da vida eterna dá uma sensação de que as nossas experiências ocorrem apenas aqui e agora, e que o término da vida trás o final de tudo. É porisso que as atitudes destas pessoas são desta forma, querem tudo pra sí e gozar todas as satisfações possíveis sem se importar com os outros. Suas paixões são o motivo de sua vida. Diz-se por paixão o apego e a dependência emocional exagerada que se dá à matéria. Por não acreditar na vida futura e por querer garantir a realização de seus próprios caprichos, o homem acaba por esquecer o amor. Esquece da carência de seus irmãos. Cai em um emaranhado complexo de comportamentos escusos, imaturos e equivocados que o faz contrair pesados compromissos de regeneração perante seu semelhante, a divindade e consigo mesmo. A voz de sua consciência fica abafada e os benfeitores protetores não encontram via de ajuda para intuí-lo ao bom caminho. O ser egoista pensa apenas nele mesmo. Coloca sempre em primeiro lugar os próprios interesses e o seu semelhante fica relegado em segundo plano.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A confiança no Bem


Tenhais confiança irmãos, acrediteis no Pai e em Jesus, pois este é o caminho e a vida. Não vos preocupeis com os problemas do dia-a-dia, deveis ser responsáveis e arcar com os vossos compromissos mas sempre com serenidade. Ser sereno é ser confiante e ter segurança em sí. É saber que a vida é um aprendizado e nela construis o vosso valor espiritual. Portanto, nada que vierdes a fazer dentro do bem tereis que vos arrepender. Nosso Pai aguarda com a porta aberta aquele que é confiante no bem e que olha o seu irmão com respeito, carinho e dedicação. Este é o caminho a seguir. É o caminho onde se constróem homens para os próximos tempos. A Terra é hoje, a forja de novos homens para a Terra de amanhã. Não percais mais tempo amigos, estamos confiantes em vós e esperaremos para vos saudar no final desta estrada que é a vossa presente existência. Mantenhai-vos no bem. Vos dizemos que vale a pena e não vos arrependereis.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Esperança


Queremos vos dizer que nos dias atuais, com o sofrimento em todas as camadas sociais, não vos resta esperar nenhum milagre de terdes resolvidos todos os vossos problemas. Mas podeis esperar sim a possibilidade de encontrardes o caminho que vos leva ao consolo íntimo para amenizar as vossas aflições. Sabeis que as dificuldades são muitas mas também sabeis que a esperança é o bálsamo que vos traz o alívio das vossas inquietações.Durante a tempestade o dia fica cinzento, frio e o ambiente é daqueles em que parcece que o mundo vai acabar, mas sabeis que, acima das nuvens, continua o sol a brilhar. A esperança é a força de confiança em Jesus que vos faz lembrar que mesmo nos momentos difíceis, ele está lá para vos cuidar. E é assim que deveis pensar; o vosso sofrimento parece uma tempestade, mas, a tempestade fica e vida, esta continua. Tenhais sempre confiança e fé em Jesus, pois ele é o semeador de amor em vossas vidas.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A caminho do Bem


Percebo a dificuldade de vos libertardes das amarras dos apelos materiais. Também entendo que passastes as vossas vidas até o presente momento com relação estreita para as atividades e paixões terrenas. Portanto, é dificil modificardes a vida de um momento para outro, mas o esforço deverá ser contínuo. A vossa vida deverá caminhar para seguir Jesus. Nós daqui vemos o apostolado como um exemplo de vida a ser seguido aí no orbe. É um exemplo de vida dedicado à caridade e ao esclarecimento. Aguardamos o vosso esmero a seguir o bom caminho para que assim possamos ajudá-los a nortear o vosso rumo. Não queremos dizer que tereis a vida facilitada, porém, estando no bom caminho, com certeza tereis Jesus olhando por vós. Jesus olha por todas as sua ovelhas, mas as que seguem o bom caminho estão logo abaixo de seus olhos. Confieis, tenhais fé e perseverança, os frutos serão certos após as tormentas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A cólera II


A cólera retira do homem a razão, assume o seu controle e age sem escrúpulos contra aquele que lhe é caro. Amarga uma situação de tal constrangimento que no primeiro momento após a crise, cai em si e rapidamente, dependendo é claro do seu estado evolutivo, se arrepende de sua atitude iníqua.
A postura a ser tomada quando identificamo-nos com um comportamento deste tipo é a de oração e vigilância. Com a observação contínua identificamos os motivos que desencadeiam estas reações e podemos, através da oração, pedir o perdão e o desejo sincero de substituirmos estas falhas pelas virtudes que representam os valores da caridade, como por exemplo a indulgência, a mansietude e a compreensão dos nossos irmãos. Eis o preceito de Jesus: "...batei à porta e ela abri-se-vos-á..."

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A cólera I


A cólera é outro veneno a correr dentro de nossas vidas. É uma explosão incontida de ira que desventura tudo e a todos que estiverem pela frente. É um ato de tão baixa vibração que carrega o ambiente de espessas nuvens negras e que custam a dissipar-se. Afeta negativamente a todos que convivem no mesmo ambiente. Desafortunado é o ser a quem tem o destino a reação da cólera. Infecta-se de tal maneira que permanece por um bom tempo com o seu moral abatido. O agente da cólera é responsável pelas agruras que descarrega. Dentro dele, vive um instinto muito forte que se aproxima da ferocidade bestial do animal predador. Porisso, o ser colérico torna-se um indivíduo instável com o seu humor desequilibrado. Em um momento está bem disposto e no seguinte porta-se como uma fera que ataca impiedosamente. Este impulso acontece à sua revelia e é de difícil controle. Quando se vai ver, já foi. Neste momento de explosão o ser diz absurdos que não os mede para falar. É prejudicial ao bom convívio com as pessoas que o cercam, a ponto de desarmonizar completamente o ambiente.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Perdão II


Por outro lado, quando ainda possuimos um apego mais íntimo com a matéria, quando ainda não permutamos o egoísmo em troca da caridade, não possuimos amor suficiente para perdoar. O máximo que conseguimos fazer para suprir esta falta, é racionalizarmos a situação, gerando através da mente, um esquecimento das faltas alheias. É porisso que frequentemente se confunde perdão com esquecimento. O primeiro vem do coração e o segundo vem da mente. O amor liberta quem nos ofende. Aquele que é sincero, mas que ainda não catalizou o amor em si, apenas posterga o reencontro congelando o sentimento ferido. Quem persiste em contrariar Jesus, permanece no emaranhado dos espinheiros e das torturas de suas faltas. Quem não perdoa e nem esquece revolve-se no lodo do rancor e ancora-se ao covil de sua jaula aguardando o transbordo do egoismo.
O perdão interrompe a vibração perniciosa das faltas alheias. Transforma a ação vibratória negativa dos pensamentos alheios em energia sem ação, a não ser para aquele que a gerou. Portanto, precisamos buscar o amor para que possamos perdoar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Perdão I


O perdão é uma atitude sincera que deve brotar da alma. É um sentimento de amor que se traduz na compreensão da vida de uma forma mais abrangente. Aquele que perdoa, o faz apenas com intenção verdadeira porque já avançou mais adiante na sua transformação interior. Ele percebeu que a vida não evolui se não for por obra do amor. Conscientizou-se de que o passado das pessoas, e o dele próprio, é formado por dificuldades originadas do uso equivocado do seu livre arbítrio. Desapegou-se das suas paixões e entendeu que fora da caridade não há salvação.
Todos podemos crescer juntos e um dia estarmos na casa do Pai. Com este sentimento o homem consegue perdoar.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Esforço extra


Tenhais sempre consciência de que, para a realização de uma atividade à vida espiritual, vos surgirão três da vida material. Com isso, revejam as vossas prioridades atuais. Eu vos digo que, sempre aparecerão coisas a serem tratadas com urgência para vos desviardes do caminho das tarefas espirituais, de caridade. Saibam que, a atração do supérfluo é tão intensa, quanto mais polarizado estiver o vosso pensamento nele. Definis uma estratégia para caminhar em consonância com os vossos propósitos espirituais, e administreis o tempo para a dedicação à eles e, também às outras tarefas normais. Tenhais em mente que, a vida, sempre transcorrerá independente da prioridade que dareis, para um ou para outro lado, e também independente das atenções que dispensardes aos problemas. Se vos posicionardes para o lado abnegado da Seara do Bem, vivereis o mesmo tanto quanto se vos apegardes ao lado material. Quanto aos resultados, sabeis muito bem o que vos acarretará um caminho e outro.
Portanto amigos, cabe a vós vos empenhardes e fazerdes acontecer o vosso destino. É para isso que Deus vos presenteou com o livre arbítrio. Ele sabe que o respeito ao seu semelhante inicia-se com a sua liberdade de pensar, portanto, ele vos faculta projetardes o próprio caminho. Apenas atenteis para o seguinte; Ele nos pediu que O amássemos acima de tudo e que amássemos ao próximo como a nós mesmos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sobre a inveja.


A inveja é uma cria da vaidade e do orgulho. Manifesta-se por falta de humildade e busca ter aquilo que os olhos vêem e que está de posse de outrem. Por não se contentar com o que tem, o invejoso busca ter o mesmo que o outro possui mas de forma perniciosa. Verte sobre o alheio uma energia que ameaça o seu bem estar. O invejoso desconhece a lei de justiça divina pois, se a conhecesse, trataria logo de olhar para sí próprio. Esmerar-se-ia em buscar seu aperfeiçoamento e trabalharia para conquistar tudo aquilo que seja seu objeto de desejo. A inveja deteriora o caráter da pessoa porque pela sua natureza, vai tecer críticas e censurar aquele que tem mais que a si próprio. O invejoso vibra negativamente contra seu irmão prejudicando-o sem saber que o que ele tem, foi conquistado com o seu próprio esforço.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O recurso tempo.


O trabalho de orar e vigiar e o esforço que fazeis para vencer o arrastamento deverá ser grande. Toda e qualquer distração na lida da carne poderá representar um retrocesso, uma perda de terreno das vossas conquistas. Portanto caros amigos, cada vez que cedeis por um capricho, deitais fora um período de intenso trabalho, esforços e conquistas em vossa obra íntima. Não que o trabalho não possa ser reconquistado, mas é tempo perdido e, como bem sabeis, vosso recurso mais valioso e escasso é o tempo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Nossas relações


Nestes caminhos tortuosos que vos depareis todos os dias, encontreis pessoas com seus problemas e defeitos. A vida está carregada de situações conflitantes onde os protagonistas são pessoas em desajuste com a justiça divina. Todos carregam os seus débitos para com a ordem do universo e todos têm de pagar os tributos para continuar na senda do amor. Sabeis pois, que é somente com humildade que conseguireis andar para frente em busca da salvação. Vossas batalhas sempre são travadas com pessoas do vosso convívio e de relações diretas ou indiretas, ou seja, já convivestes no passado ou ainda vos relacionareis no futuro. Então, a vida na Terra é um aprendizado de convivência e o código primordial para harmonizar-vos é o amor. O amor é a base de entendimento entre as pessoas. Não conseguireis o bom relacionamento se não vos respeitardes, se não nos aceitardes e não tiverdes como atenção principal, a habilidade de vos colocardes no lugar do outro. A vida é assim meus irmãos, socialização com amor, com respeito e caridade.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O caminho


A Seara de Jesus vem trazer a tranquilidade que esperais. É o bálsamo de vossas vidas, alivia as vossas aflições, reanima vossos ímpetos e rejuvenesce vossas esperanças. A bendita Seara vos proporciona confiança e fé, oportuniza-vos o trabalho no bem e enseja a cultura do amor. Busqueis Jesus em todos os detalhes da vida, lembrai-vos que Ele é amor, é o caminho da salvação.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Renovar-se



Abrir mão de vós mesmos é deixar para trás o homem velho e deixar vir o homem novo. Sois livres a partir do momento que caminheis em direção a Deus. Quando aprendeis a substituir o vicio pela virtude, aprendereis a pagar a vossa dívida. A cada momento que morreis para as vossas paixões, nasceis para as vossas virtudes. Reiniciareis a vossa caminhada evolutiva e vos libertareis do peso dos séculos de enganos. Esta é a Boa Nova para todos os lares do mundo. Este é o motivo da vida. Esta é a vontade do Cristo, esta é a alegria do Pai; ver seu filho voltando à sua casa.
Refletir nas palavras de Jesus, esforçar-se para seguir seus ensinamentos e seu exemplo, morrer e nascer todos os dias, trabalhar é a rota do progresso, este é o comportamento da nova raça.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ser salvos.


Os tempos são difíceis. Sabemos que o ambiente terreno sofre com a corrida desenfreada do homem em busca da satisfação de suas paixões. O sofrimento e a descrença paira em quase todos os lares. São muitos os que querem mudar de vida e melhorar suas condições, entretanto não abrem mão de seus confortos e de suas paixões pela matéria. O homem ainda luta em patamar atrasado. A sua possibilidade ou oportunidade de progredir passa à frente de seus olhos todos os dias e no entanto não a vê. A dor continua suportável porque Deus nunca dá um fardo mais pesado que se possa carregar. As pessoas precisam amadurecer para a necessidade de cultivar o amor em seus corações. A expressão de Allan Kardec "fora da caridade não há salvação" é precisa e objetiva. Enquanto o homem não perceber que ele precisa ser salvo, continuará vagando entre a dor e a alegria sem perceber a oportunidade que lhe escapa aos olhos entre uma e a outra. A chave da reforma interior é dar-se conta da necessidade de se ser salvo. Deveis todos serdes salvos de vossos vícios oriundos do apego desmesurado à matéria. Precisais sairdes da posição de reféns que assumistes no momento em que pensastes que estavam a sós e com poder de criar em vossas mãos. Imaginastes que isso bastava para viver, que tudo no mundo se resumia em satisfazerdes as vossas vontades. Usastes e abusastes do vosso livre arbítrio e vos tornastes deuses de vós mesmos, de vossos caprichos, e, o preço a pagar, é o desapego de tudo errado que fizestes, vossas escolhas equivocadas nos milênios passados.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Harmonia


A harmonia é o bem estar entre as pessoas ou consigo próprio. Percebeis que a harmonia tem a ver com a segurança, confiança, fé e serenidade? Todos estes valores são consolidados no amor de Cristo, e o amor é o grande sustentador do Universo, o amor é a harmonia. A caridade é a dimensão ativa do amor, portanto, a caridade é a harmonia ativa entre as pessoas. É a confraternização da vida consolidada no bem. Isto é a harmonia.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Na casa de Jesus


Na casa de Jesus todos sois irmãos. Todos estão cá porque sois agentes das mesmas transgressões, responsáveis pela arrogância de pensar serdes superiores à sabedoria divina. Todas as escolhas opostas à proposta do bem deverão ser saldadas e redimidas pois, na presença do Pai, tereis de pisar em solo sagrado com os vossos pés limpos.
A luz divina está vos aguardando. Ela está à espera de que vos emancipeis. Entretanto, por ser luz, e luz é amor, necessitais vós de vos apresentardes com aspecto semelhante, ou seja, transformados e redimidos no Bem. Cabe a vós andardes daqui para frente sempre em melhoria contínua. Tendes todo o conhecimento espírita e tendes o apoio dos benfeitores espirituais. Sabeis que deveis orar e vigiar para sintonizardes com o divino. Responsáveis sois também pela ajuda fraterna aos que ainda se encontram perdidos, reféns do apego. Trateis de amparar e orientar sem medir esforços. Tendes grande responsabilidade de divulgar a doutrina do Cristo. Mais desenvolvido sois portanto tendes mais condições de ajudar.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Momentos difíceis II


É através da confiança que conquistais a paz de espírito tão necessária para atravessardes os momentos de crise. As dificulades da vida não cessarão enquanto não realinhardes vossos pensamentos e atitudes no bem e não quitardes vossos débitos do passado. Não deixareis de sofrer enquanto o amor não for uma constante em vossos corações. Não deixareis de penar enquanto pensardes unicamente em vós mesmos em detrimento dos vossos semelhantes que passam por dificuldades.
Por isso caros amigos, tendes confiança, fé e perseverança. Este é o conjunto de iniciativas que deveis conquistar em vossa mente e contá-las como procedimento natural em vosso dia-a-dia. Sejais confiante em Jesus. Tenhais fé em sua presença e perseverai no bem. Com isto em prática, todos tereis uma travessia segura nos mares revoltos de vossa ignorância e imaturidade.

sábado, 8 de agosto de 2009

Momentos difíceis I


Prezados amigos, não vos preocupeis com estes sentimentos de desamparo que às vezes vos acometem, fazem parte do vosso aprendizado. Precisais descobrir dentro de vós a estabilidade emocional. É com ela que formareis a fé, a confiança e perseverança. Nos momentos de dificuladade tens te abalado muito, não em questão de perseverança mas na confiança. Quando se tem confiança apurada, o que acontece à volta, o cenário e os acontecimentos não podem e não devem interferir na vossa serenidade. Tendes de cultivar a serenidade. É através desta virtude que seguireis convictos de que o vosso caminho é correto e que a vossa posição e atitudes são verdadeiras. O contrário da serenidade é a confusão mental. Esta segunda aparece quando vossa casa mental está desguarnecida, instalando-se nela energias e forças que interferem no raciocínio lógico e na fé. A fé e a confiança são os recursos mais importantes para manterdes vossos propósitos firmes. São os argumentos que amparam a vossa casa mental promovendo a saúde emocional e, portanto, os recursos para avançardes em linha reta para a casa do Pai. Jesus sempre nos diz que a confiança é a oportunidade que cada um dá a sí mesmo para conquistar o ingresso à Seara do Pai.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Saber pensar II


Se vosso estado emocional não se vincula a ninguém em especial, então as vibrações permanecerão no espaço sem direção localizada, povoando este com as impressões do emissor de origem. Entretanto, se o sentimento for direcionado à alguém, então a onda magnética correrá o espaço e atingirá frontalmente aquela pessoa.
Por isso caros amigos, eis a importância da reforma íntima urgente. A vossa moral tem sido desviada do objetivo inicial, que é a realização em Deus. Por muitos séculos tendes feito uma interpretação errônea dos valores da boa moral. Sempre opteis em estar em primeiro lugar para as vossas atenções, com isso, desenvolveis o egoismo sem fronteiras e sem escrúpulos. Quiserdes sempre muito para vós e para os outros apenas as sobras e nada mais. Esta moral distorcida não vos permite que façais aos outros aquilo que gostaríeis que eles vos fizessem, assim, falheis e eles falham convosco. Este processo nunca vos trará a felicidade, em vez de cultivardes o amor, estais aumentando a dor; a dor de ferir e serdes feridos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Saber pensar


O pensamento humano, com o seu magnetismo, grava suas impressões no espaço e o destino de impacto tem o endereço certo. O emissor, através do seu livre arbítrio, gera um pensamento que é filho de suas emoções, e viajará até o destino levando a ele a mensagem do seu conteúdo. Um bom sentimento fará com que o receptor perceba uma boa impressão. Um sentimento de rancor, ódio ou cólera, gerará ao destinatário um impacto daquele quilate.
Eis o porquê da importância da reforma íntima. Estais vivos e pensais. Agis e sentis de acordo com a vossa índole. A vossa moral é a base de vossas reações e está intimamente ligada às vossas emoções. É o protocolo de vossa socialização com vosso semelhante. A partir das ações colhereis as respostas de vossas interações; vossos agrados, vossas decepções, vossos entendimentos e vossas discórdias são o padrão de sentimentos que povoam vosso parque emocional e, são eles os responsáveis por vossa apresentação ao mundo. Quando estais tristes gerais magnetismo com este padrão. Quando estais alegres também emanais padrões magnéticos com esta característica.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Novo mundo


As coletividades atuais estão em exame final. Como bem sabeis, Jesus envia para o orbe todos os espíritos para que tenham sua oportunidade de redimirem-se perante o amor. A semente dentro do coração não morre jamais, e, os que ainda tentam sufocá-la, terão que migrar para outros mundos. A terra está se tranformando e adequando-se ao novo momento evolutivo. Nela ficarão os que fizerem a semente germinar e a tratarem com cuidado, cultivando-a com carinho, frutificando-a em forma de amor e ampliando através da caridade. Estes espíritos abnegados no amor de Cristo serão o povo que preparará o palco da nova era. Serão faróis que iluminarão o caminho dos novos que aqui aportarem.
Portanto, não se desespere com a turbulência destes tempos, faça a sua parte, ensine o que aprendeste, faça do seu comportamento um exemplo que fale por ti aos que convivem próximos. Serás assim um foco de luz a irradiar amor em todas as direções. O desapego deve ser praticado sempre junto com a oração, fé, vigilia e caridade.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Animar-se


Prezados amigos, estamos caminhando juntos nesta Seara de amor. As dificuldades são grandes, entretanto depois, as alegrias e realizações serão maiores. Não vos deixeis desanimar pelas batalhas do dia-a-dia; o tamanho das dificulades, a gravidade dos obstáculos e a frequência dos dissabores concentram em si mesmo os valores e as virtudes de vossas conquistas. É por este motivo que precisais estar atentos e serdes mais sensíveis a estes sinais. Urge a necessidade de saberdes interpretar estas ocorrências negativas em vossas vidas. Entendeis que o valor nasce da dor, e, a compreensão disto, é o usufruto de vossa inteligência, presenteada por nosso Pai. O entendimento é o bálsamo que alimenta o ânimo e consolida o amor em vosso coração. É a sabedoria que inspira todo espírita abnegado, a arrancar com sofrimento o desapego das escolhas milenares – falo das escolhas equivocadas.
Sem o sacrifício não vereis a luz dos vossos objetivos. Cultivar o amor não é inventar algo a partir do nada, é desengarrafar a mensagem do Cristo que está espraiada nos mares da Doutrina Espírita. Ela está em vós mas é refém de vossos caprichos; aguarda pelas conquistas que lograis quando suportais resignadamente as dificuldades, os obstáculos e os dissabores. Ela é o amor.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Preguiça I


A preguiça é o turvar da alma. É a diminuição do ânimo e ânimo é o que dá vida ao movimento. É o motor de busca do trabalho. O ânimo tem como característica a fé e a confiança em sí. Ter confiança em sí é amar-se. É admirar-se como indivíduo. Amar-se é respeitar-se. O carinho para consigo mesmo acontece porque identificamos o amor dentro de nosso coração. Descobre-se e vive-se a relação com o divino, com Jesus. Aquele que vive confiando em Jesus, que vive em sintonia com Jesus, estabelece sintonia com o amor e leva o indivíduo a praticar a caridade. Faz trabalhar com afinco em benefício dos outros, e, com isso se beneficia. Este benefício adquirido proporciona o ânimo de realizar os seus propósitos. Este ânimo é o contrário da preguiça, assim, podemos dizer que a preguiça é a falta de confiança, é a falta de compromisso para consigo mesmo. É o descaso com os próprios propósitos. A Preguiça é o mesmo que dizer "não" aos próprios planos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

As crises



As crises são para serem vividas. Está no propósito da evolução ultrapassardes pela crise da dúvida na escolha, ou mesmo pela crise resultante da má escolha. Tendes o coração em ferida aberta para consolidar os valores que acrescentarão a harmonia com o criador. O processo da dor é inevitável para quem almeja crescer. Sabemos o quanto isto vos fragiliza, pois já muitos de nós passamos por etapas semelhantes. Quando desencarnardes percebereis o quanto positivo foi terdes passado por este processo e, de tal forma satisfeitos estareis que, questionareis por retornardes para aí estagiardes novamente.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vossos propósitos


As ilusões da matéria travam luta com a mensagem de amor do Cristo. Cada momento em que viveis, sois postos à prova para testar a força dos vossos propósitos. Vossas fraquezas são a fortaleza do apelo ao apego. Vossos hábitos se condizem com a vossa conduta moral aprendida ao longo do tempo. Se quiserdes sinceramente evoluir precisareis deixar bem claro em vossa mente os vossos propósitos. A tendência da vossa vida deve seguir sempre a direção do vosso coração. São os caminhos delineando-se de acordo com o que sentis e pensais. O compromisso que tendes com o mundo é extensão do compromisso que tendes convosco próprio. O vosso coração fala ao mundo.
Se sois adeptos ao exemplo de Jesus, o Evangelho deverá ser o vosso guia. Os Seus ensinamentos vos nortearão a vida inteira. Crieis o amor para que assim a caridade revele a vossa intenção. Cultiveis a caridade como exemplo de costumes segundo a vontade do nosso Senhor Jesus.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Senso crítico


Devereis fazer uma faxina nos vossos cinco sentidos, analisando e filtrando as impressões e guardando a verdadeira medida do compromisso entre a alma e a matéria. O resultado é a relação correta entre espírito, matéria, moral, ciência e filosofia, pois, em passado longínquo, perdestes o senso deste critério que está por de trás de todas as vossas decisões.
O grande mentor da humanidade está diariamente vos convocando para realizardes a prática do espiritismo. Basta tomardes o Seu Evangelho com sinceridade e dizerdes “...eis o guia pessoal para o meu dia-a-dia e para a minha vida...” . Este tesouro de ensinamentos vem lavar a vossa alma para vos apresentardes humildemente ao vosso irmão como a extensão da mão do Senhor da vida.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O compromisso


É através da construção do amor que conseguireis concretizar o que Jesus pediu; ele quer que aprendeis a consolidar o amor por intermédio da reforma íntima e gradativamente irdes dissolvendo o aspecto sombrio que vos mescla de forma equivocada o vosso passado. Havereis de exercitar este poder que é o amor através de sua filha legítima, a caridade. Quanto mais trabalhardes pensando nos outros, menos precisareis vos preocupar convosco, eis a grande sabedoria de Jesus orientando-vos com o sacrifício de Sua vida! - aí entendereis a dimensão do vosso compomisso!!.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Conhecendo a Doutrina


É sempre importante a divulgação da doutrina espírita. Sois todos carentes de esclarecimentos, principalmente quando estais carregados de questões existenciais e não encontrais as respostas. A doutrina espírita vem justamente como a terceira revelação, ou seja, trás a Boa Nova para os males antigos. É um manancial de luz em formato de ensinamentos escritos.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Perceber-se


Todos vós tendes vossas responsabilidades e compromissos. A partir do momento que desperteis a vossa consciência no caminho a ser percorrido, constatareis as vossas falhas e inciareis uma obra de melhoria íntima. Sempre com a orientação do Cristo e de benfeitores espirituais ide alimentando vossos corações com amor. Vosso comportamento, como sempre me refiro ao exemplo de uma boa conduta moral, vos levará a exteriorizar o amor assimilado e doareis sem interesse através das iniciativas de caridade

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Solidão


A solidão é também uma prova difícil de se passar. É muito doloroso estardes sem ninguém ao vosso lado para conviver bem como longe daqueles a quem amais. Tendes certeza de que tudo que estais a passar faz parte dos planos de Deus. Ele vos põe à prova para saber das vossas propriedades. Às vezes sois abandonados, insultados, caluniados e desprezados para que purgueis vossos defeitos contraídos no passado. A resignação é a força interna que vos convida a vencer as batalhas da vida. Sejais resignados, pacientes e perseverantes para que assim, as páginas do livro de vossa vida formem sequência harmoniosa.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aflições


As inquietudes que carregueis na alma são passageiras, tendes de vos fortalecer na fé em Jesus. Pelo que passeis todos passam e amanhã será um novo dia com novas tarefas para conduzir, tenhais calma e paciência que tudo se renova. É um mal necessário terdes de passar por estas dificuldades. Enfim, todos sois iguais, todos tendes vossos problemas, tenhais paciência queridos irmãos.
Coragem para suportardes as provas. Oração e vigilia amigos. Estes são os “truques” para poderdes avançar em vossa caminhada.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Resignar-se



Sabemos todos do lado de cá que é difícil suportar as vossas dificuldades. Amparamos a todos que se colocam na posição de seguidores do caminho da luz. As vicissitudes da vida são os nós da corda que devem ser desfeitos um a um. É um trabalho de paciência. Não pensem que deixamos-vos a sós. É um erro pensarem que sois vós os únicos a sofrerem. A ordem é resignar-se. Suporteis com coragem as amarguras que se vos apresentam.
A piedade e a misericórdia são irmãs e estão lado a lado. Fazem a força de ajuda do mais forte ao mais fraco. Fortalecei-vos na caridade para não sucumbirdes. Atravesseis com paciência o tempo da amargura para logo depois continuardes o trabalho com mais afinco. Para tudo na vida existe o seu tempo.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O amor e a moral


Alimenteis a alma com amor, este é o caminho para a regeneração. Como para a máquina, o óleo lubrifica seu mecanismo e faz com que funcione suavemente, o amor à alma proporciona um desenvolvimento tranquilo e eficaz para a melhoria íntima. Não esqueçamos de retribuir com carinho aos que de vós esperam uma atenção.
Somos como antenas retransmissoras da estação divina. Se houver uma boa sintonia, espalharemos a Boa Nova para todos os irmãos que sofrem e precisam de alento para atenuar suas aflições. Esta é a prática da caridade, este é o trabalho na Seara. É com a sintonia que nos tornamos colaboradores do divino mestre. A nossa melhoria íntima significa ir gradativamente alterando a nossa moral e nosso comportamento. Vamos, através do esforço, lapidar o diamante para obter o brilhante. São incontáveis lixadelas que ocasionam a dor e trazem o brilho para cada nova faceta. O bruto vai dando lugar ao polido. Assim é a nossa moral, pedra bruta sem beleza transformada em jóia de fino requinte.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dar o que recebe



As oportunidades de trabalho e a dedicação de sí ao vosso semelhante, surgem de acordo com a condição íntima das pessoas. Conforme vai se refinando a moral, vão surgindo também as oportunidades de mais importância. Não vos quero dizer que as tarefas simples não sejam importantes, falo em termos de abrangência do compromisso. Também está ligado diretamente à melhoria da moral, a responsabilidade. Os nossos tesouros recebidos de Deus devido ao nosso próprio esforço não devem permanecer trancafiados num cofre. São a vós entregues para exercerdes a caridade. Deus vos confia as virtudes por vosso esforço, no entanto recai também sobre vós a responsabilidade de distribuir auxílio aos menos favorecidos.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cansados


Jesus, amparai-nos na tua luz, intercedei pelo amor de Deus em nossos corações, estamos cansados da má utilização do nosso livre-arbítrio, queremos substituir as sombras que agravam nossa situação pela tua luz que nos liberta. Querido amigo eterno, exerça a força universal do amor em nossas vidas para entendermos a necessidade de dar continuidade à nossa melhoria íntima. Faze valer a tua luz sobre nossas míseras condições.
Estamos cansados de andar em círculos, queremos progredir, queremos nos salvar, queremos todos juntos alargar a porta estreita e migrar ao mundo de regeneração. Verticalizai nossas intenções, esclarecei nossa condição ínfima de pensar. Estamos cansados de errar, cansados de tanta inércia, do conforto, da ilusão. Pai, venha ao nosso, Vosso reino. Seja feita na Terra a Vossa vontade assim como no céu.

terça-feira, 19 de maio de 2009

O amor


É a caridade a virtude maior. É a caridade a essência do amor. Não nos cansaremos nunca de dizer que o Cristo olha por nós e estende seus braços a todos que almejam melhorar-se. Sabemos todos que o caminho é único. O amor, o universo inteiro se mantém com o amor. É a vida no infinito formada pelo amor. Deus enviou Jesus para nos amparar. Nossas vidas são mantidas pelo amor de Jesus, precisamos aprende a viver e não a sobreviver. Devemos de compromisso milenar nossas vidas à Jesus, o bondoso co-criador de nosso planeta Terra. Somos cidadãos milenares brigando pela sobrevivência. Deparamo-nos diariamente com as mesmas perguntas, “o que somos”, “o que devemos fazer” e “para onde vamos” e não ousamos a elevar os olhos para o firmamento em agradecimento à vida.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Melhoria


O aperfeiçoamento interno está sempre alinhado à mudança do caráter e à melhoria da moral. As pessoas pensam que o estudo é tudo e no entanto é uma das asas. Há que se desenvolver a boa moral através da progressiva substituição dos defeitos e das falhas pelas virtudes e valores que revestem o espírito de luz. Este é o nosso objetivo enquanto individualidade, revestirmo-nos de luz para aproximarmo-nos cada vez mais da divindade. E o caminho correto para tal é por intermédio da caridade. É deixando de pensar em sí e auxiliando os irmãos que propiciaremos a luz para nos melhorarmos. Nossos mentores auxiliam-nos e devemos também auxiliar. A chave deste sistema é aprendermos a amar. Amar sem interesse. Amar aqueles que se encontram em dificuldades como se fossem nossos filhos.
A reforma íntima se dá apenas por intermédio da vontade do indivíduo. É através da oração e da vigília que iniciamos as nossas modificações. A oração e a vigilia ocorrem depois da dor e do sofrimento intenso, daí o valor da dor. Na continuação da oração e vigília estaremos cristalizando o amor dentro de nossos corações por resultado da caridade exercida. E é com o amor que retroalimentamos o trabalho e assim vai girando a roda, dor-sofrimento-oração e vigilia-entendimento-amor-caridade-luz.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dor


A dor deve ser sentida porque o homem deve saber posicionar-se em relação à divindade. O orgulho interrompe a sintonia com o divino, a dor reestabelece. É por isso que a dor deve ser sentida. Quando estamos conscientes da Santa Seara e despertamos para o trabalho, reunimos mais entendimento para suportarmos o processo de melhoria íntima. Com Jesus no coração sofremos amparados. É por isso que devemos confiar. A fé alimenta a confiança e esta nos propicia a resignação para ultrapassarmos as dificuldades da vida.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Seara


Os campos férteis estão prontos para serem semeados. São as criações de Jesus aguardando a gestação. Nossos irmãos da humanidade, esperam a luz e o bálsamo do céu que traz o alívio.
Esta mensagem é direcionada à todos que já conhecem ou querem conhecer o caminho. Nossos irmãos atrasados nesta caminhada esperam ajuda, portanto, vamos levá-los a um porto seguro.
Reunamos nossas forças, encarnados e desencarnados. Realizemos a vontade do nosso orientador maior. Amparemos os desvalidos através da palavra amiga e do prato de sopa. Nossos recursos serão abastecidos porque estamos com Jesus. Ele proverá os necessitados e aliviará os aflitos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Sobre a paciência



A paciência é a faculdade que nos mantém na Seara. Ser paciente é aguardar solícito a realização de nossos propósitos. É também a caridade para com os nossos irmãos. Ser paciente com relação a uma pessoa que de alguma forma nos desestabiliza é uma doação de amor. A relação que temos com os outros não é diferente da que Jesus tem conosco. Pensamos sempre que somos vítimas, que apenas nós sofremos ou que sempre sofremos mais. Mas as coisas não são assim. A humanidade não tem paciência porque o interesse está apenas dentro de si e, olhar o irmão, escutá-lo, entendê-lo e aceitá-lo é uma atitude de desapego de si próprio. O desapego de si é a doação de amor, de compaixão e até mesmo de piedade. Portanto caros amigos, a paciência é nobre virtude, é caridade. É a ponte entre Jesus e o vosso irmão.
Vamos virando as páginas do livro de nossas experiências. Nelas vemos limões e mel. O equilíbrio entre esses dois extremos é a paciência. Tendes fé, confiança e disciplina que tudo vai ao seu lugar, segundo a força dos vossos propósitos e segundo os planos da vossa vida.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A hora de acordar




A tarefa de seguir o Cristo é árdua. É cheio de espinheiros o caminho que nos leva ao amor. Passamos demasiado tempo ignorando o chamamento que o mestre nos fez e, cada vez que nos é pedido abnegação, viramos o rosto para o lado. Os tempos atuais são de grande sofrimento porque a humanidade persiste em se manter no conforto de suas ideias egoístas. Permanecem os homens envernizados sob uma carapaça de enganos.
Bendita a hora que chega a dor, é como a chuva que cai benfazeja sobre o solo árido. Nosso compromisso vem de muito longe, e, por todas as existências vividas sempre tivemos o mesmo comportamento, o de negar o chamamento. Jesus, o médico de nossas almas, de forma incansável e com extrema bondade nos aguarda para o trabalho do amor. O trabalho que nos faz olhar aos irmãos como a nós próprios. A fraternidade em ação segundo os preceitos da caridade despretensiosa. Somos todos chamados a ajudar na propagação do amor, todos somos responsáveis por doarmos um pouco da luz que recebemos. Esta luz em forma de amor trás o alívio aos aflitos, esperança aos desenganados, cura aos doentes, amparo aos abandonados e orientação aos desencontrados. Esta luz que possuímos em nossos corações é o bálsamo que ameniza as dificuldades da vida.
Prezados amigos, tempereis vossos dias com a oração e a vigília. Penseis nos menos favorecidos como irmãos que necessitam de ajuda. Leveis ao que sofre uma palavra de consolo.
Conforme disse Jesus, “...amai-vos uns aos outros assim como vos amei...”.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A palavra e a disciplina




Caros amigos, bem-aventurados sejam aqueles que propagam os ensinamentos do Cristo. Que sejam louvados os homens que ensinam o amor, que dedicam a sua vida para falar de Jesus, para amar o irmão. Que todos sejam louvados segundo a vontade do Pai.
Somos todos necessitados de apoio. Precisamos ser amados para também amar. Mais uma vez a caridade se torna o carro-chefe da santa Seara do nosso mestre. A caridade se faz presente no esclarecimento que damos. São pequenas as ações e grandes os resultados. É por isso irmãos que vos digo: Paciência, perseverança e dedicação. Eis a tríade que constrói a disciplina. Abençoada seja a criatura que confia e segue com disciplina. Este será o escolhido que Jesus tanto falou. Reservai vossa vida para esta procissão, fazei do vosso dia-a-dia uma constante prática da oração e da vigília. Estabelecei o Cristo no vosso pensamento, que assim, vosso coração receberá o amor. Cristo é amor.


quinta-feira, 7 de maio de 2009

Planeta Terra



O planeta Terra vem necessitando de muito amparo e atenção. Nós trabalhadores do Cristo estamos imbuidos de levar a Boa Nova aos corações ressequidos pela dureza dos acontecimentos do cotidiano. São todos nossos irmãos, filhos do mesmo Deus de amor. Nosso compromisso para com eles é o mesmo que o de Jesus para conosco. Jesus com sua falange permeia de amparo o nosso caminho para que nós façamos a nossa parte seguindo o exemplo dele. Ergamos nossas mãos para o Alto e agradeçamos as bênçãos que caem do céu. Somos privilegiados por contar com tão direta intercessão. Portanto, grande é o nosso compromisso para com os nossos irmãos menos esclarecidos. Trabalhemos queridos amigos para engrandecer os menos favorecidos. Esta é a lei da caridade, é a lei do amor dinâmico, é a bênção que vem do céu para preencher nossos corações segundo a vontade do Pai.
Instruirdes para ampliar vossos horizontes. Preparai-vos para a grande missão que é a semeadura da nova era. A colheita, lembrai-vos, será de acordo com o plantio, a árvore boa dará frutos bons, eis a palavra do pastor.
Os caminhos estão à nossa frente, e a cada passo que damos uma semente é lançada ao solo. Nossa melhora íntima advém de atitudes acertadas em sintonia com a lei do amor universal. Confiemos e plantemos a esperança.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

As influências




Sabemos que as coisas não são fáceis. A labuta no orbe é complicada. Entretanto, é a forma que temos para cristalizar os valores adquiridos. O nosso intercâmbio espiritual, quando solicitado, serve para dar amparo e orientação, eis a importância do ORAR E VIGIAR. Sendo vós antenas receptoras de influência invisível podeis sintonizar as entidades que vos são afim. Isso significa que vós tendes as companhias que vos apetecem. Este intercâmbio é bom quando boas entidades são atraídas para vós. Esta colaboração é bendita quando os vossos pensamentos são puros e saudáveis, pensamentos estes sempre oriundos de uma boa moral.
É desta forma que vós vos guieis, e é assim que vós construís vosso destino e vossa vida. É cultivando o crescimento moral com sentimento de justiça e solidariedade que fareis amadurecer a vossa conduta. As dificuldades no caminho acontecem por falta de observação destes mecanismos em vossas vidas. O prazer, o conforto e o apego à matéria são agentes contrários aos que nos orientou Jesus. Em nenhum momento ele demonstrou ou indicou a inércia e o prazer. Então porque se acostumar com esses desvios de comportamento?
Somente a influência de entidades infelizes pode explicar os dissabores que experimenteis no dia a dia. É através das influências negativas e contrárias ao Cristo que tardeis vossa redenção.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Indulgência


Jesus, nosso maior exemplo, ensina-nos que devemos ter indulgência para com nossos irmãos. A indulgência segue a linha da piedade e da fraternidade e são complementares na construção do apoio e do amparo. Quando iniciamos o trabalho de auto realização, descobrimos os valores que tonificam a caridade, e esta, sendo a mãe de todas as virtudes é também a expressão dinâmica do amor. A indulgência é virtude magnífica, caridade em grande estilo, um exemplo de amor que Jesus nos ensinou. A indulgência copia o comportamento dos espíritos superiores e se conseguirmos praticá-la em nosso dia-a-dia seremos abençoados. Com a prática constante, nos eleva e alivia ao mesmo tempo, o alívio vem do nivelamento com o irmão. Nesta atitude há a grandiosidade do espírito se manifestando e proporciona a sintonia para recebermos as bênçãos do céu. Forma o elo de ligação entre Jesus e os nossos irmãos compreedidos fazendo do nosso coração a ponte intermediária, é pura mediunidade em funcionamento. O amor manifesta-se livremente através da indulgência. Leva ao coração alheio a nossa compreensão. Portanto, são valores que devemos cultivar pois, é pureza de sentimento a serviço da divindade.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tolerância e trabalho





Queridos amigos, não vos tortureis com críticas a vós mesmos. Tenhais tolerância para convosco mesmos. Não sois perfeitos e nem deveis vos propor a isso neste atual estado. A caminhada para a perfeição é longa e cheia de espinheiros. Há que serem pacientes e perseverantes.
O trabalho, assim como as virtudes do espírito, deve ser cultivado com muita confiança, fé, dedicação e paciência. Como sabeis, as conquistas devem ser obtidas através dos vossos planos. E os planos nada mais são do que as vontades do vosso coração. Refinais a vossa vontade, procurais desenvolver os vossos planos de acordo com a vontade do mestre Jesus. Vejais o seu exemplo de amor e arquitetais vossa vida de acordo com os seus ensinamentos. Esta é a forma como deveis trabalhar, com amor, amor e paciência.