quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tempo de amar.


Os anseios de crescimento são inerentes ao ser que quer evoluir. Na centelha divina que carregamos em nosso íntimo, há a predisposição para iniciar a caminhada espiritual. Todavia, tudo tem seu tempo, que no caso, é o tempo necessário para aprender a amar. O processo de se melhorar intimamente é doloroso. Deparas-te com teus próprios defeitos que por conseguinte auferem limites. São estas dificuldades que limitam o teu avanço e geram o descontentamento íntimo. No entanto, caro amigo, tem de reforçar a paciência para contigo mesmo, principalmente para dosar o anseio. A reflexão que dedicas aos assuntos alheios quando percebes as limitações deles, deve reduzir até acabar; cuidar da própria vida é mais importante, deves trabalhar a observação para as que tem em ti mesmo. Os ensinamentos do mestre Jesus devem ser seguidos, mas para serem praticados em sua plenitude leva um tempo, o tempo de se aprender a amar. A satisfação íntima deve estar ligada com a satisfação de ver atendida a necessidade do irmão. Esta premissa faz crescer o amor e ao mesmo tempo faz encurtar o tempo de aprendizado. A realização do ser é o amor em sua plenitude, entendam bem isso.                                 F.L.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O amor e o tempo


Muito importante é o conceito da imortalidade. Sois eternos, e o tempo, apenas um componente que só existe aí no orbe. Tenham sempre em mente que as coisas da matéria terminam dentro de seu ciclo de existência, e que a qualquer hora isso pode se dar, independente da vossa vontade. O período de tempo em que ficais na matéria, deve ser aproveitado para instruir-vos espiritualmente, pondo em prática os conhecimentos adquiridos pelos anos de estágio nesta e nas vidas pregressas. Tenhais em mente que a vida está associada ao amor, e que o tempo de estágio vai se limitando conforme vais aprendendo a amar. Tempo e amor são inversamente proporcionais, aumentando um diminui o outro.            F.L.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Em harmonia com as leis divinas.


Sabemos que todos passam por momentos intranqüilos. Mas esta é a sina de todos que caminham pela via da humanidade. A dor e o sofrimento, como sabem, é praxe para o crescimento. A vida é representada como as ondas da praia, ora se está bem, ora não tão bem assim.
Para se crescer espiritualmente é preciso seguir as orientações que o Mestre de todos os tempos nos deixou: em primeiro lugar devemos aprender a conhecer as leis que regem o universo; logicamente as que nos ditam a existência. Em segundo, procurar praticá-las de acordo com o manancial de ensinamentos deixados à luz do Espiritismo cristão.
Entendendo estas leis e praticando-as, estarão amando a Deus acima de todas as coisas porque Deus é o regente de todas as leis, e as leis são compostas para brindar o amor pela Criação Universal. Estarão amando ao próximo porque a Criação carece de amparo mútuo. As leis contemplam a vida em conjunto e, apenas com o grupo de todos os reinos em harmonia é que avançamos na direção do Pai. Entendendo que a necessidade do irmão é a sua própria necessidade, acalentarão assim, a satisfação de todo o conjunto. Fazei aos outros o mesmo que gostaríes para vós próprios.                                            F.L.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Continuando o trabalho


Amigo, o teu aprendizado é importante para ti e para os que puderem te ouvir e se servirem de teus aprendizados. Tenhas firme o compromisso de seguir os passos de Jesus e serás recompensado depois. As tuas escolhas aqui são passageiras, assim como a tua presente existência. Apenas as tuas obras são proporcionais ao que tu consegues carregar para depois da transição à pátria espiritual.
Não vacile, esforça-te e busque tua melhoria íntima através do orar e vigiar e do estudo construtivo. Verás que valerá a pena dedicar-te a uma existência de regeneração. Encontras-te em patamar adiantado, pois se já te dedicas a explorar os valores indeléveis, é porque te aponta o amadurecimento. Tens também de fazer jus ao cabedal de conhecimentos adquiridos em tuas passagens anteriores. Vai à luta e carregue este compromisso a fio, juntamente com os teus companheiros de ideais. Eles te ajudarão a formar novos colaboradores com o quilate de um neófito que encontra a razão de suas apostas nesta terra de provas e expiações. Trabalhe arduamente sem descanso e colherás os frutos do teu esforço.                                                              Jésus Gonçalves