quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não confundir honra com orgulho ou vaidade


É uma isca a qual não deveis sucumbir. No ambiente da seara espírita, como por exemplo em um grupo de pessoas interessadas na doutrina, sempre haverá discórdia. Isso é natural da personalidade humana. Os desacordos quase na sua totalidade são oriundos de posições de orgulho. Cada um quer ter a sua razão. E sempre que houver a perda do bom senso, aí haverá desentendimento entre as pessoas. Estas relações são núcleos de aprendizado da paciência, indulgência, perdão e humildade. Principalmente esta última, é a primeira a ser deixada de lado. A observação destes princípios faz parte do burilamento das nossas diferenças. Há que se ter o direito de falar mas também o dever de escutar, só assim se faz o entendimento. Nos trabalhos de uma casa onde congregam-se aprendizes, deve se ter sempre o bom senso de disciplinar as tarefas e jamais permitir imposições. Assim, o conselho da casa deve mediar os desvios e restabelecer a normalidade das rotinas.

Um comentário:

blog da Paraguassu disse...

Querido irmão Oscar,
O ser humano, por sua ignorância e imperfeição, adota como forma de "crescimento", um comportamento que denota superioridade em relação aos demais companheiros, nos estudos da Doutrina. A humildade deveria ser, entre outros valores, aquele de maior peso quando estamos aqui para aprender e a serviço de Jesus. Jamais
menosprezar o que nos traz a espiritualidade, a qual nos ensina a conduzir-nos com despojamento de todo e qualquer sentimento de vaidade.
Um fraternal abraço,
Maria Paraguassu.