quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Egoismo (1)

Com o surgimento do egoísmo, iniciou-se o desequilíbrio do progresso humano na Terra.
É sabido que a natureza não dá saltos e nem realiza milagres. Tudo que acontece na criação divina é sob a vontade Dele, de Deus. Apenas modifica-se o tempo e a demora em avançar-se na realização íntima do ser. O desejo do criador é que a sua obra, e mais especificamente a sua criatura se realizem no saber e na consciência do bem.
Ora, as vontades são sempre respeitadas mas se não houver um desenvolvimento equilibrado entre razão e sentimento, haverá a demora ou propriamente o desvio do caminho do crescimento. O egoísmo vem patrocinar este desvio. Quando o ser procura a satisfação única e exclusiva de suas vontades e faz descaso das necessidades alheias, então ele está desequilibrando o meio onde está inserido. É bom saber que o homem interage com seu semelhante tanto por iniciativas físicas como por através do seu pensamento. Sua forma de pensar é de fundamental importância para a construção da harmonia no orbe e fora dele. As vibrações emanadas pela mente humana podem alcançar distâncias imensuráveis, afetando positiva ou negativamente quem quer que seja e onde quer que esteja. (continua)           F.L.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A sintonia e o caminho

A prece regular e o pensamento nos amigos do plano espititual, são fundamentais para harmonizar-se intimamente. Estamos, portanto, presentes a todo instante quando o coração trabalha no Bem: a sintonia se estabelece.

Os momentos difíceis vividos na vida de qualquer pessoa passam. As coisas voltam todas ao seu lugar. Há que se ter em mente que a harmonia deve imperar. Não se preocupe se não triunfas todos os dias, o mais importante é seguir adiante no caminho já estabelecido que é o de fazer a vontade do nosso Mestre Jesus. Ele sabe muito bem o que é melhor para todos nós e tudo o que ele nos ensinou é para o nosso bem. Todos sabemos que muito ainda nos falta para entender o contexto todo da obra divina, e porisso devemos confiar na luz que emana do mestre. Saibamos nos conter em nossos limites, e ao mesmo tempo tenhamos o ímpeto de nos melhorarmos. A melhora é aprender amar e fazer a caridade para quem necessita, ou seja, para todos sem excessão.

Exercite a serenidade e tenha confiança em Jesus.        F.L.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caminhos da Casa Espírita

Não vemos problemas nas mudanças da forma de trabalho na Casa Espírita. Porém vemos sim na quebra de equilíbrio dos trabalhos que já andam em sintonia consolidada ao longo dos tempos. Quem já tem entendimento, e aprendeu a alinhar os propósitos da casa com a Doutrina, seguindo as orientações lavradas no Bem, não encontrará dificuldades em saber o quanto interfere uma mudança de rotina daquilo que já está formatado com bons resultados.
Todos os espíritos, tanto os que fazem parte das legiões de assistência quanto os que são beneficiados com os trabalhos, já se habituaram ao modo, horário e tratamento no envolvimento nas tarefas destes dias reservados. Para as mudanças é sempre dificultoso alterar esta seqüência. Os menos esclarecidos sofrem mais do que aqueles que já reúnem cabedal bastante de conhecimento. Portanto, as mudanças quando significativas, causam transtornos indevidos por vezes inevitáveis.
Apesar disso, tudo no universo é dinâmico e nós também acompanhamos este movimento.  

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Adolescência

Meu amigo, tu sabes das dificuldades que cada pessoa passa. Deves entender os adolescentes. São infantes, com bons dotes de conhecimento, desenvolverão muito bem as suas faculdades. Também sabes por experiência própria que a infância, quando vai chegando ao fim, aborda novos comportamentos de entendimentos diferentes. A adolescência vem trazer a novidade, e isto já é mais do que suficiente para ter o equilíbrio afetado. As crianças são muitos dadas ao carinho dos que estão próximos. Buscam no afeto de contato, a satisfação de suas deficiências. A benevolência deve estar sempre bem perto do adolescente para lhe dar apoio. Isso sim é importante, o apoio dos pais e o carinho da compreensão. Cada indivíduo manifesta qualidades diferentes. E se fores pensar bem, já conheces muito bem o que é mais importante na vida, ou seja, aprender a amar e ensinar a amar. Buscar Deus acima de qualquer coisa e dedicar-se à caridade. Portanto caro amigo, não te abales, mantém-te firme e oriente-o sempre que tiveres oportunidade. Ele merece.           F.L.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Orientações Espirituais

Todo estudante espírita sabe que nós, espíritos trabalhadores do Bem, não podemos interferir no livre arbítrio dos confrades encarnados, entretanto não nos furtamos de dar orientações. É lógico que esta cautela não nos é imposta, mas sim por sinal de respeito às Leis Naturais divinas. A individualidade, de quem quer que seja, não pode sofrer constrangimento por conta de quem quer ver o amor triunfar, por isso, aguardamos ansiosos por focos de luz que brotam aqui e ali. E quando estes fachos luminosos se projetam, corremos logo para dar sustentação de modo a inspirar e intuir, sempre propiciando ambiente de acordo com o trabalho de desenvolvimento do amor na face da Terra.

As iniciativas dentro da obra de caridade e do trabalho em prol do equilíbrio do irmão desamparado, sempre receberão toda a nossa aprovação. Tenham a certeza que faremos o possível para iluminar o caminho do trabalhador sincero. Não vos daremos determinações específicas porque confiamos em vosso bom senso, apenas desejaremos que o Evangelho oriente os vossos impulsos. Esta sintonia deve sempre ser mantida pela fé, esperança, caridade e perseverança.                       F.L.