quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deus é o amor


Jesus, com sua mansuetude foi objetivo em nos ensinar a amar. Ele mostrou-nos o caminho com seus mandamentos e foi bem claro: amai a Deus sobre todas as coisas e amai-vos uns aos outros como a si mesmos. Estes são os preceitos valiosos para a humanidade redimir-se. Os amigos de Jesus sempre estarão com estes mandamentos no coração. A reforma íntima é caridade, e sem caridade não há salvação. Portanto, sem reforma íntima não há salvação; parece até simplório o conceito, não é mesmo? Pois bem, isso é tudo. A vida é simples. O amor é fluido de agregação universal e o universo é sustentado pelo amor.
Deus, pai de infinita misericórdia, nos presenteia com a vida e nos coloca a trilhar o caminho do auto-conhecimento e da auto-realização. Nós, como aprendizes, devemos entender o contexto da criação e presenciar a existência do amor na congregação universal. Somos parte do amor e à ele devemos no unir. A vida é o amor. Deus é o amor.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Missão e reforma íntima


Cada um tem sua missão; Deus, pela natureza da lei de evolução, impõe ao ser, o anseio de se por a andar em direção ao aprendizado do amor. Sabemos das vossas expectativas e tendes de ter calma e paciência. Para aquele que se dedica ao auto aperfeiçoamento através da reforma íntima, a vida apruma-se e, consegue melhorar assim, sua situação evolutiva.
Os estudos são importantes, surtem efeito rapidamente e abrem portas. Novos pontos assim são esclarecidos e isso facilita a compreensão das tarefas que desenvolveis em vossos trabalhos dentro da seara cristã. Isso vos faz semeadores da Boa Nova nos corações sedentos, pela palavra ou pelo exemplo. Com a reforma íntima trilhareis o aprendizado do amor. A oração e a vigília são uma ação de caridade para convosco e para com os outros. E, caridade é amor. Quem ora e vigia, ama!
Fortaleçai-vos na oração e vigília que o resto vem por colheita natural.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não confundir honra com orgulho ou vaidade


É uma isca a qual não deveis sucumbir. No ambiente da seara espírita, como por exemplo em um grupo de pessoas interessadas na doutrina, sempre haverá discórdia. Isso é natural da personalidade humana. Os desacordos quase na sua totalidade são oriundos de posições de orgulho. Cada um quer ter a sua razão. E sempre que houver a perda do bom senso, aí haverá desentendimento entre as pessoas. Estas relações são núcleos de aprendizado da paciência, indulgência, perdão e humildade. Principalmente esta última, é a primeira a ser deixada de lado. A observação destes princípios faz parte do burilamento das nossas diferenças. Há que se ter o direito de falar mas também o dever de escutar, só assim se faz o entendimento. Nos trabalhos de uma casa onde congregam-se aprendizes, deve se ter sempre o bom senso de disciplinar as tarefas e jamais permitir imposições. Assim, o conselho da casa deve mediar os desvios e restabelecer a normalidade das rotinas.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nos círculos sociais





Tenhais paciência nos vossos círculos sociais. Quem tem mantido esforço no embrenhar da seara, adquire valor e passa a ser fundamental mensageiro do Cristo. Ser humilde, coerente e sincero com a doutrina, marca a presença e faz-se reconhecido por seus amigos do grupo onde se está inserido. Observai muito a humildade em conjunto com a indulgência, estes dois valores reforçam o respeito que dais ao irmão pelo simples fato de, nele, encontrardes Deus em estado vivo. Além do mais, este irmão possui valores que muitas vezes desconheceis. Nunca desanimeis e não deixeis o contexto dos amigos, ainda que hajam diferenças, podereis interferir positivamente com vossa presença, bem como serdes auxiliados em recados sutis. Quem vos acolhe, e, principalmente quem vos aceita como sois, merece o mesmo de contrapartida. Em todos os recantos do globo sempre encontrareis pessoas que vos provarão e vos alfinetarão a paciência; tendes de ser testados para consolidar vossas aptidões, que são as virtudes que revestem o ser quando se deixam para trás os traços viciosos. Ide em frente caros amigos e não temais. Vosso progresso depende só de vós. Estamos ao vosso lado mais do que pensam.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Caminho da Seara divina



Fala-se frequentemente sobre a necessidade de trabalhar na reforma íntima. Estamos todos na condição de devedores e precisamos saldar nossa dívida remota. Com paciência e perseverança vamos atravessando os mares bravios e desfraldando a bandeira da seara divina que nosso mestre nos enseja. Amigos, tenhais fé neste caminho porque ele vai vos levar ao encontro de vós mesmos com Deus. As equipes daqui apostam muito em todo trabalhador responsável e sincero. Seguis, portanto, com empenho para que se aumente a responsabilidade e o desenvolvimento que tanto almejam. A inquietação por não ter claro à mente a envergadura e a abrangência do trabalho a ser desenvolvido vos causa por vezes confusão. Mas neste trabalho de reforma íntima secundado pela fé e confiança na autoridade de Jesus, vos faz conquistar mais serenidade. Crescendo, ampliam-se os horizontes do trabalho. Se perceberem bem, a melhora de quem ora e vigia é concreta. E em relação aos aprendizados, não desistais quando vos parecer cansativo estudar, estaremos auxiliando-os a lograr a atenção naquilo que vos parecer incompreensível. Mas tendes de vos esforçar, sem o vosso empenho, não conseguiremos ajudar em nada. Estamos sempre ao vosso lado.